Mulher Vale do Taquari Eventos

Encontro regional celebra Dia Internacional da Mulher

Evento foi prestigiado por público de cerca de mil pessoas de mais de 20 municípios diferentes

A sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, de Teutônia, ficou lotada na sexta-feira (08/03) para o 21º Encontro Regional do Dia Internacional da Mulher. O evento, organizado pela Regional Sindical do Vale do Taquari – com o apoio de entidades como a Emater/RS-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e a Prefeitura de Teutônia – reuniu público de cerca de mil pessoas de mais de 20 municípios da região. Na ocasião temas como violência contra as mulheres, histórico da luta por direitos e Reforma da Previdência, entre outros, foram debatidos com as participantes.

Além das pautas relacionadas às reivindicações – especialmente voltadas às mulheres rurais – o encontro também contou com almoço de confraternização, bailão animado pela Banda Os Signos, mostra e comercialização de artesanato e espaço da saúde. “A intenção foi de fazer um evento que celebra a data, mas que não ignora a importância de nos mantermos mobilizadas para que haja manutenção dos direitos, com qualidade de vida, menos violência entre gêneros e acesso a políticas públicas para a geração de renda”, destacou a presidente do STR de Teutônia/Westfália Liane Brackmann.

Em sua fala, lembrou a luta diária das entidades ligadas ao setor e que formam a essência dos movimentos pela causa das mulheres. “A conscientização só virá se estivermos de mãos dadas, ocupando espaços com sabedoria, coragem e determinação”, resumiu, reforçando a importância das discussões sobre aposentadoria rural e sobre a formação de uma rede de apoio para mulheres vítimas de violência. “Revisão? Cortes? Reformas? Perda de direitos? Não podemos ser reféns de retrocessos, sendo necessário resistir diante de um cenário de ameaças”, avaliou.

Gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli (a frente), prestigiou o encontro

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, citou o Movimento ElesPorElas – ao qual a Instituição aderiu na última quinta-feira (07/03) – e que busca a garantia e a defesa de direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. “O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com o maior número de feminicídios registrados, o que pior si só justifica a importância desse debate”, enfatizou. Para Brandoli, não é necessário apenas falar sobre o tema, mas também agir. “Os números são alarmantes, sendo necessária a mudança dessa cultura que ataca por questões de gênero”, avaliou.

O evento contou com a presença de outras lideranças e autoridades, como o prefeito em exercício de Teutônia Valdir do Amaral, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer e os presidentes do STR de Santa Clara do Sul e de Cruzeiro do Sul, Maria Lovane Ely e Marcos Hinrichsen, além de prefeitos, secretários e vereadores dos municípios participantes. A tônica do debate foi a mesma para todos os envolvidos. Sobre a Reforma da Previdência, Hinrichsen disse não ser o momento para “afrouxar”. “Se houver perda de direitos agora, tudo aquilo que foi conquistado pode nos escapar”, avaliou.

Além de Teutônia, outros municípios como Progresso, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Dois Lajeados, Marques de Souza, Poço das Antas, Muçum, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Paverama, Imigrante, Lajeado, Colinas, Encantado, Roca Sales, Ilópolis, Anta Gorda e Estrela também estão programando atividades alusivas à data para este mês. Informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios envolvidos ou no site www.emater.tche.br no link Calendário de Eventos.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald