Saúde RS RSS Bom Retiro do Sul

Encontros reuniram diversas gestantes em Bom Retiro do Sul

Equipes de saúde e gestantes no Hospital Sant’Ana (Foto: Fernando Dias)

De 6 a 10 de agosto, quando foi comemorado a Semana Mundial de Aleitamento Materno, diversas atividades foram realizadas em Bom Retiro do Sul, focando a saúde da mãe na gestação, proteção e desenvolvimento da criança.

Neste ano, o lema da campanha foi “Amamentação é a Base da Vida”, tendo como alvo crianças com até seis meses de vida e trabalhando a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até os dois anos de idade.

Em Bom Retiro do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde programou atividades para puérperas e mães com bebês até 6 meses. No Posto de Saúde do bairro São Francisco, a equipe da ESF 1 preparou um encontro que contou a participação da pedagoga Bruna Lislie dos Santos, que falou sobre o puerpério, puericultura e amamentação. A massoterapeuta Viviane Tubino fez uma sessão de Shantala para as mamães e seus bebês.

No Hospital de Caridade Sant’Ana, em novo encontro, as gestantes receberam várias orientações dos profissionais da saúde.

Na ESF 2, junto a Unidade Básica de Saúde do Centro, o encontro de gestantes teve a participação da Pediatra Miriam Pletsch, que falou sobre diversos cuidados que os pais devem ter, como a importância da vacinação na gestante e no recém nascido, os testes de visão, coração, pés, língua e orelha, bem como sobre os vínculos mãe e filho e sobre o aleitamento materno.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul