Coronavírus Saúde Mato Leitão

Enfermeira recebe a primeira dose da vacina CoronaVac

Enfermeira que atua na linha de frente recebeu a primeira dose da CoronaVac no Município.

O combate ao coronavírus (Covid-19) teve início simbolicamente em Mato Leitão na tarde da terça-feira, 19 de janeiro, dez meses depois do início da pandemia. A primeira pessoa a ser imunizada com a CoronaVac é a enfermeira Kátia Cristine Heinen.

A profissional, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, está na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Ela atende diariamente pessoas com sintomas gripais, suspeitas de ter contraído o vírus, realizando ainda a coleta de material que seguirá para análise. Nesta primeira etapa, Mato Leitão recebeu apenas 10 doses da vacina, conforme distribuição da Coordenadoria Regional de Saúde, e a prioridade é imunizar os profissionais da Saúde que atendem pessoas com sintomas gripais.

“Esperança. Essa é a minha expectativa em relação a vacina. Acredito que esse sentimento é também de toda a comunidade. O ano foi muito difícil para todos, especialmente para nós profissionais da Saúde que atuamos na linha de frente”, disse a enfermeira.

Kátia Heinen lembrou das dificuldades no início da pandemia. “Para todos os profissionais foi uma coisa nova. A gente não sabia como trabalhar, como fazer. Fomos nos ajustando e melhorando. O início foi muito difícil, de tensão e com medo até de se contaminar”, destacou. A enfermeira revelou que contraiu o vírus. “Graças a Deus os sintomas foram leves. Foi um ano de muito aprendizado na área da Saúde e de convivência. Nunca achei que iria viver uma pandemia” concluiu.

Sobre a campanha de vacinação a enfermeira acredita que será novamente uma etapa de aprendizado. “Um novo começo. O ano vai ser de muito trabalho, mas se Deus quiser tudo vai dar certo. Acredito nisso como profissional”, disse.

A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira. Letícia Carvalho, que também atua na UBS Central, foi a segunda pessoa a receber a dose da vacina em Mato Leitão.

Foto:Imprensa Prefeitura