RS Educação RSS

Ensino do cooperativismo reúne diretores de escolas técnicas agrícolas gaúchas

A ação faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o governo do Estado e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs) (Foto: Divulgação SDR )
A ação faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o governo do Estado e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs) (Foto: Divulgação SDR )

O desenvolvimento da doutrina cooperativista nas escolas estaduais técnicas agrícolas norteou um encontro com cerca de 30 diretores de estabelecimentos de ensino na quarta-feira (5), na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. A ação faz parte de um acordo de cooperação firmado no final de agosto entre o governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da Educação (Seduc), e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs).

O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, afirmou que o acordo firmado durante a Expointer é importante para o desenvolvimento do cooperativismo e abre oportunidade de capacitação para os jovens que estudam em escolas agrícolas. “Quando trabalhamos no desenvolvimento rural, estamos com foco na transformação da realidade das famílias, na geração de produtos para a sociedade. Essa parceria entre a SDR e a Seduc com a Ocergs é uma oportunidade para os alunos e para as escolas”, concluiu Minetto.

O superintendente de Educação Profissional do Estado (Suepro), Eloí Flores, lembrou que o cooperativismo traz em seus ensinamentos os princípios da cooperação, da solidariedade e do trabalho coletivo. “Precisamos preparar nossos jovens, pensando em competitividade, conhecimento e efetividade”, disse. Flores detalhou o termo de cooperação, assinado durante a Expointer, e a proposta pedagógica de transversalidade de disciplinas do cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre princípios e concepções teóricas para a ciência cooperativa, tendências do setor, participação dos jovens nas cooperativas e o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. O encontro teve ainda palestra do diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, sobre a faculdade.

Texto: Ascom Estado