Educação RSS Lajeado

Apae realiza I Cavalgada Equovita

A I Cavalgada Equovita contou com mais de 80 participantes (Foto: Renata Leal)
A I Cavalgada Equovita contou com mais de 80 participantes (Foto: Renata Leal)

A imaginação das crianças, pais e professores se fez presente com cavalos confeccionados nos mais variados estilos. Na quinta-feira (11) as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) levaram os coloridos cavalos para comemorar o Dia Nacional da Equoterapia, celebrado dia 9, na I Cavalgada Equovita. Mais de 80 pessoas entre praticantes da equoterapia, familiares, alunos e professores da APAE participaram da comemoração no Parque do Imigrante. Nesse mês a APAE está com uma programação especial devido ao Mês da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

De acordo com o Decreto Legislativo Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009 ficou estabelecido o dia 9 de agosto como o Dia da Equoterapia. A diretora Ana Paula Müller destaca que a equipe de profissionais do Centro de Equoterapia Equovita da APAE de Lajeado foi responsável pela organização da atividade festiva e de integração. “A cavalgada foi simbólica, mas representou muito bem o objetivo deste projeto, que é caminhar ao lado de cada praticante dando o apoio e fortalecimento, estimulando novas aprendizagens e conquistas em todas as áreas”, diz.

A equipe Equovita e direção da entidade cumprimentam os praticantes de equoterapia que se dedicam a atividade buscando a melhoria de qualidade de vida e em consequência, a reabilitação e inclusão social. “Cumprimentamos as famílias, que com a sua confiança e carinho prestigiam o trabalho da equipe, arcando muitas vezes, com grande esforço, para que seus filhos estejam presentes as sessões determinadas”, diz a diretora.

A atenção da data também se voltou aos profissionais que receberam homenagem e agradecimento, pois trabalham com responsabilidade, dedicação e profissionalismo. A equipe conta com seis profissionais, entre eles: auxiliares guias, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional, além de dois cavalos. Os cavalos também foram homenageados por serem os facilitadores do trabalho.

Projeto Equovita

Equovita é o projeto de equoterapia desenvolvido pela APAE de Lajeado que ocorre todas as quintas-feiras, no Parque do Imigrante, oferecendo atendimento aos usuários da instituição. O projeto desenvolve atividades desde maio de 2008, atendendo semanalmente, 20 praticantes.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O cavalo é um agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico que envolve os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final. Os profissionais também desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Programação Especial

17/08 – 14h – Palestra para pais com Dr. Sérgio Knipoff e Liga da Pediatria da Univates no salão de eventos da APAE Lajeado
18/08 – 14h – bate-papo para as famílias com a psicóloga Mônica Araújo da APAE Lajeado
22/08 – Ato simbólico na Rua Júlio de Castilhos – faixa em comemoração a semana da Pessoa com Deficiência
22/08 – a partir das 19h – Desfile de Modas Inclusivo no Teatro da Univates. É necessário se inscrever via internet para participar.
22/08 – 19h – Palestra para profissionais com Dr. Sizínio Herbert – salão de eventos da APAE Lajeado
23/08 – Encontro dos Profissionais das APAE’s em Teutônia – sem aula e atendimento
24/08 – Momento OFF Road – esportes radicais
26/08 – Brinquedos infláveis – manhã 8h30min às 11h – tarde 14h às 16h30min
Lanche especial (cachorro-quente) produzido pelo grupo de mães “Saber viver” da APAE

Texto: Ascom Apae