RSS Destaques Geral Colinas

Entidades empresariais de Colinas se mobilizam para criar uma associação comercial

Entidades empresariais buscam fomentar o setor no município (Foto: Divulgação)
Entidades empresariais buscam fomentar o setor no município (Foto: Divulgação)

Colinas tem cerca de 180 empresas prestadoras de serviços, indústrias, lojas e microempreendedores individuais. As entidades empresariais estão buscando informações com associações comerciais da região para formalizar a entidade e fomentar o setor. A ideia é mobilizar a comunidade para que empresários entendam a importância de uma entidade local. Entre as ações que foram apontadas pelo grupo, estão campanhas promocionais para incentivar a compra no comércio local e cursos de capacitação para os associados.

O prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, aposta na ideia para a retomada do crescimento do setor. Segundo ele, as empresas ligadas ao comércio apresentaram uma queda de 32% no Valor Adicionado Fiscal (de acordo com o último levantamento). A VAF é calculada pela diferença entre as vendas e as compras de mercadorias e serviços em todas as empresas do município”.  A prefeitura está à disposição para auxiliar o setor, mas é preciso que os comerciantes apresentem sugestões de como mudar esse cenário, e a melhor forma é através de uma associação. ” O prefeito lamentou ainda que a troca de cautelas da campanha para estimular o comércio local seja feita na prefeitura, por não existir uma entidade representativa em Colinas.

Dia 10 de julho foi iniciada a articulação, quando foi realizado o primeiro encontro com a presença de cerca de 60 representantes comerciais, industriais e prestadores de serviços, onde formou-se uma comissão provisória que ficou responsável por apresentar uma proposta ao grande grupo. Desde lá, o grupo vem se reunindo semanalmente e contou com a presença e apoio do presidente da CIC VT, Ito José Lanius.

A Comissão Provisória promove, dia 31 de agosto, Assembleia Geral de Fundação da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Colinas. O encontro ocorrerá a partir das 19h30min, no Restaurante Quattro Fratelli Frozza. Na oportunidade, será analisada também a proposta de Estatuto Social e escolha da diretoria. Oreno Ardêmio Heineck, que esteve à frente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) desde sua criação, em 2005, falará sobre os desafios e potencial da associação.

Ao final do evento, será oferecido coquetel de confraternização. A presença de empresários, comerciantes ou prestadores de serviços deve ser confirmada pelo telefone (51) 3760-4020, com Luana, até o dia 28 de agosto.

Texto: Ascom Colinas