Vale do Taquari Destaques Estrela Turismo

Entretrilhas reúne natureza, aventura, gastronomia e cultura em Estrela

Estrela – Trilhos (Créditos: Alício de Assunção)

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Vale do Taquari ganha uma nova atração turística

Dias 7 e 8 de novembro, o Vale do Taquari ganha, na prática, uma nova atração para encantar os turistas. Nessas datas serão disponibilizados os primeiros passeios que integram o Roteiro Entretrilhas. A iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira durante evento para convidados na Sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) em Estrela.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), com apoio da Off Aventura e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o roteiro prevê 3,5 quilômetros de caminhada leve pelos trilhos do ramal ferroviário desativado. Está prevista parada no Alambique Berwanger, para degustação e visita à casa centenária em estilo enxaimel e seus jardins, propiciando um contato direto com a cultura alemã. A previsão é de que o roteiro, que inclui um piquenique no final, tendo por local o Pátios Garden, em Linha São José, seja feito em até 5 horas. “Esse momento em que as pessoas estão redescobrindo o lugar em que moram, em função da pandemia, nos leva a oferecer um passeio em nosso interior, valorizando os empreendimentos e fomentando a economia local”, comenta Carine Schwingel, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Para a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, o roteiro vem num momento certo: “É um projeto maravilhoso que contempla a natureza, ferrovia e empreendedores, justamente nessa época em que ocorre muita procura por esses atrativos”.

Interessados em participar da primeira caminhada já podem se inscrever. O valor é de R$ 75 incluindo álcool gel, transporte para retorno, ingresso no alambique, condutor, carro de apoio e o kit do piquenique, com doces, salgados e sucos.

Os telefones para contato são (51) 3981-1122, na Secultur, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h (de segunda a sexta-feira), e (51) 9 9286-3386 (Off Aventura). Simone Knop, empreendedora do Parque Garden e do Ponto Magrela, comenta que, além dos caminhantes, os ciclistas terão a partir de agora um espaço especial.
Novidade

Para para dia 10 de novembro, a Secultur apresenta o projeto “Redescobrindo Estrela”. A proposta, que terá ainda lançamento digital para todo o Estado também procura valorizar os pontos turísticos locais, tanto público quanto privados. Estes pontos foram identificados a partir de um diagnóstico realizado pela secretaria, que está disponível no site  www.estrela.rs.gov.br.

 

 

FONTE: INFORMATIVO