Saúde RSS Paverama

Equipe da Secretaria da Saúde realizou palestra sobre a prevenção ao Câncer de Mama

Equipe da Secretaria da Saúde organizou palestra sobre a prevenção ao Câncer de Mama (Foto: Divulgação)
Equipe da Secretaria da Saúde organizou palestra sobre a prevenção ao Câncer de Mama (Foto: Divulgação)

‘Prevenção ao Câncer de Mama’ foi o tema de uma palestra proferida na terça-feira (25), pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde composta pela Dra. Clara Rohrsetzer Sfoggia e a enfermeira Cláudia Correa da Silva, na Sede da Comunidade Católica do Bairro Morro Bonito.  Com objetivo de transmitir informações sobre a necessidade da mamografia e a importância do autoexame das mamas, a iniciativa foi mais uma ação do Outubro Rosa, movimento mundial pela luta contra o câncer de mama.

“Precisamos de unidade para fazer a conscientização sobre os procedimentos de prevenção. O câncer de mama mata uma mulher a cada cinco minutos e muitas mulheres não têm o devido conhecimento de como prevenir e o que fazer quando aparecem os sintomas. Por isso, eventos como esse são necessários. É um trabalho contínuo”, finalizou a Dra. Clara.

A Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Cristina da Costa, disse que o encontro faz parte de uma mobilização para garantir saúde e dignidade a todas as mulheres. “É uma luta de todos. Mulheres e homens, empresas, órgãos públicos e entidades. Todos podem apoiar esse movimento e reforçar a importância de se detectar precocemente o câncer de mama. Quanto maior a divulgação, mais pessoas serão envolvidas e conscientizadas. Por isso, cuide-se, faça seu autoexame, procure seu médico”, disse Fabiana.

As Agentes Comunitárias de Saúde que tem uma tarefa importante por disseminar os conteúdos estipulados mensalmente pela Secretaria da Saúde também se fizeram presentes. No final as profissionais organizaram um sorteio e premiaram as mulheres que participaram do evento, que também contou com espaço para os trabalhos de artesanato do Grupo de Artesanatos da Saúde Mental.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil o número cresce em 25% a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes Silva (INCA), em 2016 o número de novos casos de câncer de mama esperados é de 57.960. A doença tem cura e o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Paverama