Social Saúde Muçum

Equipe de Saúde cria grupo voltado a hipertensos e diabéticos

Na última semana, a Unidade de Saúde passou a desenvolver um novo projeto. A quarta-feira marcou o início do grupo de Hiperdia, destinado a pessoas com Hipertensão e Diabetes. A iniciativa se deu a partir de um mapeamento da população realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde, a fim de identificar os maiores índices de problemas de saúde. Neste, identificou-se um número expressivo de pessoas com hipertensão e diabetes.

Com base nos números, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e equipe do NASF-AB, percebeu a necessidade de se criar um grupo para dar suporte a essa população. O Hiperdia tem por objetivo acompanhar o paciente através de exames e medicações, informar sobre as patologias, dicas de alimentação, orientação sobre atividades físicas e valorização da saúde física e mental. “As atividades são supervisionadas por profissionais de enfermagem, uma médica e nutricionistas. Como tantas outras, esta é mais uma promoção que visa minimizar os problemas de saúde de munícipes”, define a titular da pasta de saúde, Roseli Di Domenico.

Os encontros ocorrerão a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras, às 10h, na sala de reuniões do ESF, com a supervisão dos seguintes profissionais: assistente social, Ana Paula Scariot; fisioterapeuta, Regina Coletti; fonoaudióloga, Thais Tonelli (NASF-AB); enfermeiras Mariéli Castoldi e Marisa Mariotti; nutricionista Gisiane Cuppini; e a médica Dra. Kétlen de Mello Moraes.

 

 

Assessoria de Imprensa de Muçum