Educação RSS Colinas

Equipe técnica do Fnde visita Colinas

Cozinha da escola municipal recebeu visita da equipe (Foto: Divulgação)
Cozinha da escola municipal recebeu visita da equipe (Foto: Divulgação)

Entre os dias 22 e 26 de agosto, Colinas recebeu a visita do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane Ufrgs). A equipe técnica realizou reuniões, encontros, análise documental e inspeções in loco. O objetivo foi orientar o município em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Estiveram presentes a técnica em monitoramento, Irisneide Fernandes Batista, e a agente do Cecane Ufrgs, Roberta Capalonga. De Colinas participaram as secretarias municipais de Educação e Cultura e da Administração e Fazenda, membros do Conselho Municipal da Alimentação Escolar, Emater-RS/Ascar, nutricionista, merendeiras, agricultores familiares e diretores das escolas municipais.

A semana iniciou com reunião com os colaboradores envolvidos com o Pnae. Na terça-feira, encontro com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Entre as explanações, orientação sobre melhor atuação do órgão, sugestão de criação de formulários, planejamento de visitas e importância de registros. No mesmo dia, a equipe começou a análise documental de processos licitatórios, lei orçamentária anual, cardápios planejados, notas fiscais, entre outras. As visitas técnicas às escolas iniciaram na quarta-feira, assim como as visitas às propriedades rurais que abastecem a merenda escolar. No dia seguinte, pela manhã, elaboração prévia de relatório. À tarde, reunião final e visitas em mais algumas propriedades do município. Na sexta-feira (26) ocorreu a formação do Cecane com oito municípios da região (Westfália, Santa Clara do Sul, Arroio do Meio, Marques de Souza, Lajeado, Poço das Antas, Fazenda Vilanova e Imigrante).

Para a titular da pasta, Tânia Fensterseifer, as atividades foram produtivas. “Recebemos orientações importantíssimas para dar continuidade à educação que ofertamos, assim como atualização sobre a legislação vigente. Foi uma semana de muito aprendizado, troca de experiências e saberes entre todos envolvidos com a alimentação escolar. Ficamos muito satisfeitos, lisonjeados com a presença, a visita da equipe no nosso município e com a interação com os municípios vizinhos. O que mais nos deixa feliz é que estamos trabalhando de forma correta em prol dos nossos alunos”, enaltece.

Texto: Ascom Colinas