Cultura Educação RSS Destaques Teutônia

Ernesto Fagundes leva a cultura gaúcha aos alunos da Escola Sonho de Criança

Momento de interação do músico com as crianças procurou fazer o resgate do tradicionalismo gaúcho

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, do Bairro Canabarro, em Teutônia, tiveram uma tarde diferenciada, de resgate da cultura tradicionalista gaúcha. O músico Ernesto Fagundes esteve no educandário na terça-feira, dia 17, e interagiu com as crianças, através de uma conversa descontraída e, logicamente, muita música.

A escola vem trabalhando, ao longo do mês, o tradicionalismo gaúcho, culminando com a vinda de Ernesto Fagundes, que trouxe consigo o seu bombo leguero, marca registrada do músico. Durante quase uma hora, ele cantou músicas já conhecidas, além de resgatar clássicos tradicionalistas.

Segundo a diretora da escola, Eliane Girelli, o objetivo da atividade foi resgatar as tradições e costumes na cultura, na diversidade, com os princípios básicos do que foi e do que é ser gaúcho. “As crianças ficaram encantadas quando perceberam que o Ernesto Fagundes era o mesmo homem que viram na televisão. O seu bombo leguero foi a atração da tarde, todos queriam tocá-lo”, observa.

A diretora ainda acrescenta a importância do resgate do tradicionalismo. “A nossa cultura é uma soma das tradições, dos costumes e dos valores sociais. Eu, como gestora da escola, me sinto na obrigação de, alguma forma, trazer essa vivência para as crianças”, frisa.

Ernesto Fagundes observa que o tradicionalismo é de suma importância para as crianças. “Como diz Luís Meneses, ‘a tradição não tem medo do tempo’. É plantando a semente na criançada que cada vez mais teremos a cultura do nosso Rio Grande com garantia de futuro. É através da educação, é através das escolas valorizando a nossa história que vamos construir um município, um estado e um país melhor”, afirma.

A atividade integrou o projeto “Os Fagundinhos – brincando com a gurizada”. “O projeto Os Fagundinhos visa justamente falar com a gurizada, de colocar a importância da família, de estar próximo dos irmãos e dos pais. Esta também é uma mensagem que queremos deixar aos quatro cantos do Rio Grande”, enaltece Ernesto Fagundes.

A interação também foi acompanhada pela Secretaria de Educação. Estiveram presentes a titular da pasta, Rosana Schneider Rührwiem, o subsecretário Carlos Evandro Schneider e a coordenadora da Educação Infantil, Alessandra Surkamp, além do coordenador campeiro do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, Maciel Wiebusch.

 

Texto: Édson Luís Schaeffer
Fotos: Paulo Sérgio Rosa/divulgação