Artigos - Desenvolvimento Rural

Erva mate suave o ano inteiro – por Cezar Burille

Cezar Burille (Arquivo Pessoal)

A erva mate como qualquer planta tem períodos de maior e outros de menor intensidade de crescimento. O que isso tem a ver com o chimarrão?

A erva mate tem um grande número de pesquisas indicando propriedades medicinais diversas, como também acontece com outras plantas nativas. Conforme a genética, condições de solo e clima e tratos culturais, há variação na quantidade de componentes produzido pela planta, entre eles o mais conhecido é a cafeína, que para muitas pessoas atrapalha o sono quando ingerida no final do dia. Entre os principais grupos de componentes da folha de erva mate estão os flavonoides, alcaloides, taninos, proteínas, sais minerais e vitaminas.

Antigamente a erva mate era colhida apenas nos meses de inverno quando a planta estava em período de repouso, o que conferia um sabor mais suave por ter pouca ou nenhuma brotação e era estocada para o restante do ano. Porque era colhida nesta época? As pessoas sabiam que nesta época a erva mate armazenada tinha uma estabilidade maior em relação a outras épocas do ano, pois a erva estava madura. Com o passar dos anos, aumento do consumo e também com o elevado custo para maner estoques para o ano inteiro, a erva mate foi migrando para um outro sistema de produção com colheitas inicialmente na safra (inverno) e safrinha (verão) e mais tarde para colheita em todos meses do ano. Mas o que isso importa para nós consumidores? A planta de erva mate não mudou. O que mudou foi o produto que chega as nossas mãos para saborear o chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande desde 2003.

Há alguns anos usava-se embalagens de papel, mas atualmente são produzidas em embalagens impermeáveis e algumas embalagens para vácuo, o que prolonga o tempo de armazenagem. Se você foi ao mercado e gostou do sabor da sua erva mate preferida, você pode ter esse sabor ao longo do ano, desde que compre embalada a vácuo ou guarde a erva mate sob refrigeração em freezer. Assim como o inverno é o período que se consegue a melhor erva mate, a primavera é o inverso, pois nessa época as intensas brotações prejudicam o sabor e a estabilidade do produto, pois a planta elabora substâncias para se defender das pragas que atacam as brotações.

Se quer ter erva diferenciada todo ano, faça estoque no período de inverno com embalagens a vácuo ou sob refrigeração.

BOM CHIMARRÃO……

 

 

Engº Agrônomo Cezar Burille
Supervisor regional
Assistente técnico em erva mate