Educação RSS Bom Retiro do Sul

Escola de Bom Retiro do Sul é beneficiada pelo Programa Água Para Todos

LOGOS FOTOS SITE-01Cerca de 165 escolas rurais agora terão acesso a água potável em 71 municípios do estado, incluindo uma de Bom Retiro do Sul. A iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos – Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na manhã da sexta-feira (21), no Palácio Piratini.

A relação de escolas divulgada pelo portal do governo estadual inclui a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Ferreira de Moraes da localidade de Faxinal do Silva Jorge. Estiveram presentes no anúncio oficial, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini em Porto Alegre, o Vice-Prefeito, Éder Ciceri; a Diretora da Escola, Carina Paloma Pozza e o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Leur Faleiro.

A medida prevê construção de cisternas para algumas escolas e instalação de clorador para outras, como é o caso do educandário de Bom Retiro do Sul. O Clorador é um equipamento utilizado para análise da quantidade de cloro presente na água baseado em uma tabela que apresenta o nível recomendado. O Clorador realiza o processo mais comum de desinfecção de água potável e de efluentes tratados. Quando é adicionado à água, forma o ácido hipocloroso, desinfetante poderoso e de efeito residual prolongado. O cloro reage com a matéria orgânica dissolvida reduzindo a demanda biológica de oxigênio (DBO) e clarifica a água habilitando-a para reuso e potabilidade.

Para o governador, José Ivo Sartori, a iniciativa significa importantes mudanças de vida para muitas pessoas. “O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, disse.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul