RS Educação RSS Mato Leitão

Escola Santo Antônio forma turma na EJA

Agora 33 pessoas que tiveram a oportunidade de concluir os estudos desde o ano passado (Foto: Divulgação)

Uma nova turma de alunos concluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Emef Santo Antônio de Pádua, em Mato Leitão. Esse é o segundo grupo que participa do projeto, referente a Totalidade 6 (9º Ano) do Ensino Fundamental. São agora 33 pessoas que tiveram a oportunidade de concluir os estudos desde o ano passado.

A diretora Cátia Roberta Vogt da Rosa explica que a primeira turma contou com 18 alunos e, agora, outros 15 concluíram os estudos. “A Prefeitura, que acreditou no projeto, deu total apoio inclusive oferecendo transporte aos alunos. Na escola, eles puderam contar com toda a estrutura disponível”, disse.

A formatura lotou o auditório da escola na última terça-feira à noite, 31 de julho. Autoridades como o prefeito Carlos Alberto Bohn, presidente da Câmara Emerson Kirch (PSDB) e secretária da Educação Isabel Machry prestigiaram o ato. “Oferecer a EJA é um compromisso do nosso governo e vocês (alunos) aceitaram esse desafio. Agora estão recebendo o certificado com muito merecimento”, disse Bohn.

Um dos formandos é o metalúrgico Flávio Rodrigues Rocha, 42 anos, residente em Linha Travessa (Venâncio Aires). “Eu só tenho elogios para toda a equipe. Tive que parar de estudar aos 14 anos e tentei voltar em outras seis vezes. Fui muito bem recebido pela equipe. Não tenho palavras pra agradecer”, disse. Rocha lembra que, ao saber do EJA através de um vizinho, providenciou a matrícula no mesmo dia. “Comecei as aulas no mesmo dia e não quero parar. Já estou inscrito na prova do Encceja no próximo domingo. Sem estudo você não é nada”, afirmou o pai de três filhos e avô de uma menina.

Equipe:

Professores Elisandra Moraes Hanckenhaar, Veridianba da Silva, Júlia Siência, Letícia Heinen e Sandra Elise Kroth Stertz. Funcionários Josieli de Menezes Friederich e Joice Schonardt. Motoristas André Heinen e Davi Reis.

Alunos:

Ana Cristina da Trindade Egewarth, Baltazar Godinho, Dolores da Rocha Wadephul, Douglas Henrique May, Flávio Rodrigues Rocha, Frandiêgoli Gilberto da Silva, Gabriel Franck de Oliveira, Gustavo da Silva Freitas, Jair Theis, Jardel Gomes Padilha, Leonardo Bienert, Mathias Reiter, Pedro Henrique Leonhardt Vieira Ferreira, Roseli Miranda Verneque e Vanessa Nunes de Oliveira.

“A busca pelo conhecimento é importante para a vida”, destacou o prefeito Carlos Bohn durante a formatura

Texto: Ascom Mato Leitão