Tecnologia RS Educação RSS Paverama

Escolas da rede municipal estimulam a leitura através de plataforma digital

Alunos Emanuel e Ernestina utilizam o Elefante Letrado (Foto: Divulgação)

Buscando sempre incentivar e estimular a leitura das crianças da Rede Municipal de Ensino, a Administração Municipal de Paverama, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Lazer está investindo na Ferramenta de apoio pedagógico Elefante Letrado.

A metodologia trata-se de um plataforma digital de leitura destinada exclusivamente a estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo projetada para desenvolver o hábito da leitura e compreensão leitora. Fornece acesso a centenas de livros digitais aos alunos, avalia a compreensão leitora com atividades pedagógicas e acompanha o progresso e desempenho, tanto dos estudantes quanto dos professores, a partir de relatórios sobre o processo de práticas de leitura.

A professora Crislene Caroline Bünecker, 27, destaca que o programa é utilizado em duas escolas em que trabalha. “O Elefante Letrado dá as crianças a possibilidade de ler e conhecer obras literárias tanto na escola quanto em casa. Ele é aplicado com turmas do 1º ao 5º ano disponibilizando também livros em áudio para as crianças que ainda não sabem ler” destacou a professora.

O aluno Emanuel Duarte Machado, de 8 anos, classificou de forma objetiva o programa. “É legal. Gosto de vários livros”. Já Valentina Bourscheid, 8 anos, disse que acessa na escola e em casa o Elefante Letrado. “São muitas historinhas, eu gosto muito”. Ambos são alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis, do Bairro Morro Bonito.

A Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Rosicler Flach, salienta a importância da ferramenta que está sendo usada nas salas de aulas paveramenses.“Me sinto bem orgulhosa de ver essa possibilidade de inserção virtual para leitura nas escolas municipais de Paverama, é um formato de ensino inovador e muito produtivo. Trata-se de uma oportunidade muito significativa para qualidade educacional de nossa Rede de Ensino, pois além de utilizar as habilidades digitais das novas gerações, permite aos professores aulas com atividades on line na plataforma, além de integrar pais e filhos num momento gostoso de leitura nas famílias, pois todo o material pode ser acessado também em casa pelo estudante” destacou Rosicler.

Texto: Ascom Paverama