Região Educação RSS Destaques

Escolas de 35 municípios do Vale do Taquari participam do projeto “Mundo Digital” do MPF e da SaferNet

Projeto estimula o uso consciente da internet (Foto: Divulgação)

Realizado pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) e pela ONG Safernet.br, o projeto “Mundo digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável” – idealizado pela procuradora da República Jaqueline Ana Buffon e pela educadora Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi e com o apoio do Diretor de Educação da SaferNet – está unindo 35 municípios da região do Vale do Taquari no fortalecimento de iniciativas na prevenção na área de crimes cibernéticos. A proposta agrupa escolas públicas e privadas no desenvolvimento de mais de 40 subprojetos locais ligados ao tema.

São 20,65 mil pessoas vinculadas diretamente aos trabalhos, que passam por abordagem do uso consciente da internet, o bom uso das redes sociais, a internet segura, o mundo virtual e as emoções reais, quais os canais de ajuda, como e para quem fazer as denúncias, o mundo digital em sala de aula, os adolescentes conectados, a inclusão digital, entre outros. O material utilizado em sala de aula tem como base as cartilhas educativas e informativas elaboradas e produzidas pela SaferNet. No município de Roca Sales, por exemplo, o subprojeto “Uso consciente e seguro – mundo digital” deverá atingir todas as escolas da rede pública local, num total de 3.018 crianças, adolescentes, jovens, educadores, autoridades e pais.

A mostra destes trabalhos produzidos na região será exposta na praça principal da cidade de Relvado, no dia 4 de maio, marcando a etapa final do projeto e compartilhando com a comunidade da região essas informações e alertas. A escolha da cidade de Relvado levou em consideração o prêmio conquistado por alunos da rede pública do município no 1º projeto Logus da FMSS que usava teoria da gameficação como forma de engajamento e desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

Segundo a procuradora da República, que coordena o Núcleo de Apoio no Combate aos Crimes Cibernéticos, o objetivo deste projeto-piloto é uma proposta de processo contínuo de formação, em etapas, mas de multiplicação continuada e induz práticas institucionais e políticas públicas, com articulação interinstitucional, trocas de experiências, acompanhamento de conteúdos de qualidade e suporte aos participantes para ações em prol da conscientização da população, especialmente de crianças e adolescentes, sobre como desfrutar do mundo digital com segurança, saúde e cidadania.

Saiba mais

O projeto “Dialogando e criando respostas sobre mundo digital com crianças, MPF e SaferNet – do Programa Integração AABB Comunidade Porto Alegre/RS” que, em 2017, venceu o 1º lugar no Prêmio República de Valorização do MPF, na categoria Responsabilidade Social, surtiu resultados práticos. A iniciativa inspirou o novo projeto “Mundo digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável”, sendo que a terceira etapa foi a realização em fevereiro de 2018 de um seminário em Encantado/RS, onde mais de 500 educadores, psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, agentes de saúde e diversas outras autoridades da região do Vale do Taquari puderam compartilhar saberes acerca de segurança digital tornando-se multiplicadores nas suas comunidades. O fechamento culminará com mostra dos trabalhos na praça principal de Relvado, no dia 4 de maio.

Veja aqui a tabela completa dos municípios, e seus subprojetos, que participarão da atividade Segurança Digital: mostra de produções no Vale do Taquari/RS,que ocorrerá na praça principal de Relvado.

Texto: Ascom MP RS