Meio Ambiente RS RSS Teutônia

Escolas estaduais visitam aterro sanitário do município

Alunos do 6º ano da EEEM Reynaldo Affonso Augustin conheceram o aterro sanitário de Teutônia (Foto: Larissa Santos/Divulgação)

Recentemente, estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais de Teutônia, Tancredo de Almeida Neves e Reynaldo Affonso Augustin, visitaram o aterro sanitário do município. As visitas foram guiadas pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, e o vice-presidente da Cooperativa Regional de Catadores dos Vales Taquari e Rio Pardo (Cootralto), Francisco da Silva.

Na manhã de quarta-feira, dia 8, os alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin visitaram o local. Acompanhados da professora Ana Shirley de Oliveira Lima, os alunos conheceram de perto como funciona um aterro sanitário, além de vivenciarem a rotina de quem trabalha por lá.

Já na manhã do dia 3, foi a vez dos estudantes dos 4º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, acompanhados das professoras Cecília Sostmeier e Daiane Wagner, aprenderem sobre o funcionamento do aterro e a importância da separação e reciclagem do lixo. A primeira-dama, Jaqueline Musskopf, e o vice-prefeito, Valdir Oliveira do Amaral, também acompanharam a visita. Ambos destacaram, aos alunos, a importância do trabalho feito pelos associados da Cootralto e da reciclagem do lixo.

As visitas de escolas ao aterro sanitário integram as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Entendemos que a educação é o principal meio para conscientizarmos as futuras gerações sobre o descarte correto do lixo. Ao conhecerem o aterro sanitário e visualizarem as dificuldades aqui encontradas quando não há destinação correta do lixo, os alunos podem desenvolver essa consciência e estimular, inclusive, seus pais a mudarem seus hábitos”, frisa o titular da pasta, Gilson Hollmann.

Texto: Ascom Teutônia