Educação RSS Cruzeiro do Sul

Escolas realizam plantio de chás e hortaliças em Cruzeiro do Sul

horta 1
Cultivo de chás e verduras está sendo incentivado nas Escolas (Foto: Divulgação)

Neste ano a Educação de Cruzeiro do Sul tem como tema “Qualificando Vidas”. Em virtude disso, além dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas salas de aula, também foi incentivado o cultivo de chás e verduras nos educandários. Segundo a coordenadora da Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Roselene Marmitt, os educadores foram motivados a desenvolver a sua horta e compartilhar isso com os seus alunos. “Também é uma questão de sustentabilidade. Por exemplo, o lixo orgânico pode ser utilizado na própria escola, tendo-se a certeza de que terá um destino correto. Algumas escolas, que possuem espaço suficiente, inclusive construíram a sua composteira. Certamente é um ótimo exemplo para as crianças”, ressalta a coordenadora.

A nutricionista da prefeitura, Catia Dullius, revela que chás industrializados não são mais comprados. “Mas apesar deste ganho, o principal objetivo é mostrar para as crianças que é possível produzir em qualquer lugar e educar para uma alimentação saudável. A iniciativa também tem o cunho pedagógico”.

Ainda conforme Roselene, um exemplo de aproveitamento de espaço está na Escola Doce de Infância, no loteamento Popular, no bairro Vila Rosa. No local foi adaptada uma horta com a reutilização de pneus. “Em outros educandários que possuem pouco espaço o cultivo é feito em vasos. E em todas as Escolas as crianças são levadas para a horta para interagir e conhecer os alimentos que estão consumindo”, completa a coordenadora, comemorando os resultados alcançados.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Cruzeiro do Sul