Cultura RS RSS Estrela

Escritor Jonas Ribeiro realiza oficinas literárias em Estrela

Jovens leitores estrelenses interagiram com escritor e deram muitas gargalhadas (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

A 8ª Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler ver o mundo” está agendada para ocorrer de 02 a 06 de outubro, mas a pré-programação segue intensa e atingindo um público-alvo bastante diversificado. Nesta terça (04) e quarta-feira (05) é o escritor Jonas Ribeiro quem comandou de atividades no município. Ribeiro, que será um dos autores presentes à feira, conduz,  no Colégio Santo Antônio, oficinas literárias com alunos estrelenses, em iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Ribeiro é natural de São Paulo. Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP, é especializado em literatura infantil e juvenil. Tem hoje 136 livros publicados e mais de 800 mil exemplares vendidos. Pela editora Brasil destacam-se as obras “Os Bolos Gigantes”, “Abraços Beijados, Beijos Abraçados”, “E algo aconteceu naquele dia” e “Poesias para a Paz”. Já visitou mais de duas mil escolas pelo país. Ribeiro já esteve em Estrela em maio para uma primeira oficina literária, mas esta voltada aos professores dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, da Educação Infantil da rede municipal e outras redes de ensino. Agora o escritor realiza as oficinas diretamente com os alunos. São turmas dos 1º e 2º anos e algumas turmas da Educação Infantil, municipal e privada.

Para Ribeiro, as experiências em Estrela têm sido muito positivas para ambos os lados. “Foi um encontro bonito, significativo. Para os menores eu trouxe dois baús, com os quais desenvolvi as histórias ‘A vó maluca lelé da Cuca e avó pirada da pá virada’ e o ‘Carrinho movido a carinho’, este último o qual a maioria dos alunos já conheciam, haviam lido e sabiam dos acontecimentos que iriam se suceder. Com isso me interrompiam a todo momento, o que fez com que criássemos um diálogo, uma interação bastante efusiva deles, e assim conseguimos, acredito eu, desenvolver um encontro que promoveu muita alegria”, explica. “Tem sido sim muito produtivos estes momentos, e para o escritor a melhor moeda sempre será encontrar-se com os seus leitores ou quem gosta de ler ou ouvir uma boa história, como aqui em Estrela”, revela. Na sua avaliação, a ligação de Estrela para com o mundo dos livros é muito forte. “É carregada de um brilhantismo, com um charme reluzente como de qualquer estrela”, diz, rindo.

A Feira do Livro 2018, que tem o escritor Antônio Schimeneck como patrono, é uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Núcleo Cultural de Estrela, tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomazi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais informações na Smed pelo telefone 3981-1134.

Programação oficial da feira:

02 out |terça-feira

Autor presente: Jonas Ribeiro

Hora do Conto

19h30min – Cerimônia de Abertura e show com Vocal em Cena

03 out | quarta-feira

Autores presentes: Jonas Ribeiro e Marcos Meier

Hora do Conto

19h15min – Momento cultural com Kelly Carvalho

19h30min – Palestra com Marcos Meier « Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos »

04 out | quinta-feira

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

19h30min – Conversa com o patrono Antônio Schimeneck e Espetáculo da Orquestra do Colégio Martin Luther

05 out | sexta-feira

Autores presentes: Antônio Schimeneck e Fábio Monteiro

19h30min – Espetáculo « A Sbórnia Kontr’atraka » com Hique Gomez e Simone Rasslan

06 out | sábado

Autor presente: Antônio Schimeneck

Hora do Conto

9h – Sarau Literário da Alivat

10h30min – Lançamento da coletânea « Tenho uma história para te contar » produção da Emei Paulo Freire

11h30min – Sessão de autógrafos com a escritora estrelense Giovana Morais Rigo

Texto: Ascom Estrela