Saúde RSS Bom Retiro do Sul

ESF 2 entra em funcionamento em Bom Retiro do Sul

UBS Centro estará aberto no sábado para imunização contra a gripe (Foto: Fernando Dias)

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Secretaria de Saúde, implantou no início desta semana passada, a segunda unidade de atendimento do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), junto a Unidade Básica de Saúde do Centro.

O ESF tem por objetivo atuar junto às famílias e na comunidade, com ações educativas e assistenciais, que visam o fortalecimento do vínculo de atenção enfermeiro/família na busca de contribuir para a melhoria da qualidade de saúde e de vida do indivíduo no ambiente familiar.

O ESF é composto por equipes de saúde da família que envolve enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O segundo ESF em atividade em Bom Retiro do Sul (ESF 2) terá na sua equipe de atuação a Dra. Bruna Lavagnini, a Enfermeira Renata Alves Wilsmann e um técnico de enfermagem. O horário de atendimento do ESF 2 segue o mesmo da UBS Centro.

O ESF 2 atenderá, através da Dra. Bruna e equipe, apenas os moradores dos bairros São Jorge, Alto da Bronze, Goiabeira, do Morro do Sabiá, Saibreira, Pedreira, Barra do Silva Jorge, Beira do Rio, Cerro dos Gomes, Faxinal do Silva Jorge e Faxinal João da Costa.

O ESF 1, implantado em 2015 e com base de atendimento no Posto de Saúde do Bairro São Francisco, atende os moradores da Vila Barragem, São Francisco e partes dos moradores dos Bairros Imigrante e Getúlio Vargas. Os moradores fora da área de abrangência dos ESF 1 e ESF 2, continuam a ser atendidos pelos profissionais da UBS do Centro.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul