Saúde Estrela

ESF Indústrias atua na promoção da saúde

Usuários são recebidos na unidade e recebem informações sobre cuidados que vão beneficiar sua saúde (Foto: Divulgação)
Usuários recebem informações sobre cuidados que vão beneficiar sua saúde (Foto: Divulgação)

Ações realizadas pelo ESF do Bairro das Indústrias, em Estrela, visam à prevenção de doenças e promoção da saúde dos moradores. Todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, é realizada uma atividade para o público em geral, com a participação da equipe que atua na unidade. Nestes momentos, sempre há um dos profissionais à disposição – enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, nutricionista, agente de saúde ou odontólogo – para transmitir informações sobre os cuidados, manejos e comportamentos que vão beneficiar a saúde. “Toda a equipe está envolvida”, comenta a coordenadora do ESF, enfermeira Rosana da Rosa Benovit. Ela salienta que a médica também fica à disposição para prestar orientações aos pacientes sobre exames e renovação de receituários.

Outra ação ocorre um sábado ao mês, sempre das 9h às 15h. Neste, será no próximo dia 14. “A unidade fica aberta e oferece serviços de livre demanda”, diz Rosana, explicando tratar-se de orientações, testes rápidos e outros, com exceção de consultas médicas. No dia 14 os usuários poderão se informar sobre prevenção à gripe e ao Aedes Aegypti, fazer avaliação antropométrica das crianças, entre outras atividades de rotina.

Rosana destaca, por fim, iniciativa que ocorre na primeira segunda-feira do mês. Nessas ocasiões a unidade fica aberta das 18h às 20h para possibilitar que os pais levem seus filhos, menores de um ano de idade, para a pesagem, conforme solicitação do Ministério da Saúde. É um momento também para que tirem dúvidas sobre alimentação, higiene, amamentação, comportamento e o desenvolvimento das crianças. “Todas as criança menores de um ano de idade, na área de abrangência da ESF, devem ter este acompanhamento”, frisa a enfermeira.

Texto: Assessoria de Imprensa de Estrela