Cultura Investimento Lajeado

Especialista alemão Tobias Zobel fala sobre inovação em evento do Pro_Move Lajeado

Crédito: Francini Ledur

Para falar sobre a experiência alemão de inovação realizada na cidade de Erlangen, o especialista Tobias Zobel passou a segunda-feira em Lajeado para conhecer a cidade e possibilidades de projetos e conexões.

Tobias foi diretor do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade de Erlangen-Nuremberg e diretor-executivo do Medical Valley, na região da Bavária. Ele esteve em Lajeado para falar sobre a experiência de inovação na área médica na Alemanha, especialmente em Erlangen, onde contribuiu para a transformação do local em um polo de inovação e tecnologia do país, ampliando a renda local e atraindo talentos para empresas. Tobias, que fala português fluentemente, é graduado em Engenharia Mecânica na Universidade FAU Erlangen-Nurnberg.
Em Lajeado, a primeira agenda foi no gabinete, quando Tobias foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, o pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais da Prefeitura, Ítalo Reali, o consultor da Univates, Albano Mayer, e os empresários Andreas Prentki, executivo alemão que atua na Atlas Calçados em Lajeado, e Fábio Eidelwein, gaúcho com atuação no futebol que hoje mora na Alemanha.

– Queremos aproveitar a experiência de inovação de outras cidades para avaliar os caminhos e as possibilidades que podemos desenvolver em Lajeado. A área voltada às tecnologias da saúde são um caminho interessante, e por isso convidamos o Tobias a conhecer as nossas potencialidades. Agora, vamos definir os próximos passos e avaliar as possibilidades de aproximação e troca de experiências com Erlangen – afirmou Marcelo Caumo.

Crédito: Francini Ledur

Depois, o grupo visitou as empresas lajeadenses STW, especializada em sistemas e soluções de automação que vem desenvolvendo projetos inclusive em pareceria com empresas da Alemanha, e a Interact, empresa de pesquisa e desenvolvimento de softwares com destacada atuação nos principais hospitais do país. Tobias também foi recebido pela equipe diretiva do Hospital Bruno Born, onde conheceu a atuação da entidade e suas áreas de pesquisa por meio de apresentação do Dr. Marcos Frank, vice-presidente do HBB, e sobre o trabalho da Fundef, com apresentação do Dr. Alain Viegas.

À noite, o especialista participou de um bate-papo com integrantes do Pro_Move Lajeado, entidades e imprensa da região, realizado no Centro de Cultura Alemã do Parque Histórico Municipal. No encontro, falou sobre a experiência na condução do Medical Valley na Alemanha e sobre suas impressões de Lajeado.

– Lajeado tem muito potencial, e deve acreditar e ter mais confiança naquilo que consegue desenvolver. Há muito conhecimento e pesquisas sendo realizadas aqui, e há também esta conexão entre empresas, universidade e poder público. É preciso criar mais iniciativas regionais com nível internacional para desenvolver a inovação – disse Zobel.

 

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado