Páscoa RSS Destaques Muçum

Espetáculo Paixão de Cristo promete emocionar e surpreender o público

Espetáculo reúne 90 pessoas da comunidade regional (Foto: Vitória Bortoletti)

Uma tradição e uma paixão que movem o país todos os anos com o espetáculo que conta a história de Jesus. Em sua 18ª edição, a Paixão de Cristo de Muçum emociona e atrai pessoas de todas as idades e locais do Vale do Taquari e do Estado.

Assim como em anos anteriores o espetáculo acontece na Sexta-Feira Santa. Em 2018, a data será 30 de março, a partir das 20h, e a expectativa é de que oito mil pessoas circulem pela Praça da Matriz, na rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade.

Cerca de 90 atores amadores local e de municípios vizinhos estão envolvidos com a peça neste ano, que é organizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto em parceria com a Associação Muçunense de Artes (AMA). Os ensaios ocorrem desde o dia 18 de fevereiro, sempre aos domingos.

O espetáculo narra a história de fé, esperança e emoção sobre a morte e ressureição de Cristo, em quatro grandes cenários. Conforme Ranieri Moriggi, diretor do espetáculo desde 2002, “este ano iremos manter algumas cenas que chamaram a atenção do público em 2017, porém, com algumas mudanças na interpretação e no andamento delas, até para não tornar repetitivo demais. Buscamos fortalecer o que já havíamos criado, porém, pensamos em novas maneiras de passar a mensagem ao público, de uma forma clara e que todo mundo possa entender o que está acontecendo em cada cena”, relata.

Assim como nas edições anteriores o evento traz novidades para atrair os espectadores. “A inserção de alguns personagens em cenas que eles não estavam presentes, efeitos especiais na maquiagem e também em som e luz. Também destacamos algumas mudanças de locais de cenas, como enforcamento de Judas, que ganhará um novo local, o sepultamento e a ressurreição, que este ano será muito interessante, onde todos terão uma visão privilegiada. Além disso, as cenas da tentação de Jesus e o demônio irá surpreender o público”, revela Moriggi.

De acordo com a secretária da pasta, Jacinta Casagrande, “o evento tem um grande apelo religioso e, por isso, move grande público. A encenação é uma maneira de valorizarmos nossos artistas locais, que fazem grande trabalho através da AMA. Além disso, o espetáculo é objeto de fomento ao turismo, sendo que muitos passam a conhecer Muçum através da Paixão de Cristo”, destaca.

Assim como Jacinta, a turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, acredita que a encenação possibilita divulgar a Princesa das Pontes. “Convidamos a todos para virem assistir o belo espetáculo, junto a um lindo cenário natural que é um dos cartões postais da cidade”, enfatiza.

Ela ressalta que é uma ótima oportunidade para levar toda a família, já que a entrada é gratuita. “Além disso, é um momento para preparar a espiritualidade e fé na semana da Páscoa. Venha para Muçum, prestigie a 18º edição da Paixão de Cristo”, convida.

Para maior comodidade durante o espetáculo, cada pessoa deve levar sua cadeira.

“Faz manter viva nossa fé, esperança e até de crer num mundo melhor”

“Um momento de reflexão”. É assim que Nair Carmen Dias define prestigiar a encenação da Paixão de Cristo de Muçum. “Os cenários, os personagens, os fatos bíblicos fazem com que a gente reflita sobre o sofrimento e o amor que Jesus teve por nós”, ressalta.

Conforme ela, a tradição que a comunidade mantém é muito importante à todos. “Merecem nosso reconhecimento. A passagem da Sexta-Feira Santa é um momento que deve ser lembrado e que, através de eventos como esse, faz manter viva nossa fé, esperança e até de crer num mundo melhor”, destaca.

Texto: Ascom Amturvales