Cultura Natal Teutônia

Espetáculo Um Sonho de Natal resgata a essência natalina em Teutônia

Espetáculo mesclou teatro, dança, canto coral e música

Espetáculo reuniu teatro, dança e canto coral neste domingo. Programação ainda contemplou outras atrações junto à pista atlética do Colégio Teutônia 

A programação Um Sonho de Natal de Teutônia está emocionando e surpreendendo a comunidade teutoniense e regional, com atrações voltadas à toda família. E no domingo, dia 1º de dezembro, foi a oportunidade de resgatar a verdadeira essência natalina, com o espetáculo teatral, de dança e canto coral “Um Sonho de Natal”, junto à pista atlética do Colégio Teutônia.

A encenação se baseou na história do nascimento de Cristo, contada por um casal de avós para os seus netos. Enquanto as crianças iam ouvindo a história, a trama ia ocorrendo no palco, mostrando fatos importantes antes, durante e pós-nascimento de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, o espetáculo procurou refletir sobre a união familiar, especialmente no Natal, chamando a atenção para que a tecnologia não afaste as famílias.

A peça foi dirigida por Marcelo Brentano e contou a participação de atores amadores, da comunidade teutoniense, especialmente voluntários das paróquias católica e de confissão luterana. “O espetáculo foi pensado em cima do evento Um Sonho de Natal. O sonho de Natal do vovô e da vovó, que narram a história, é estar perto de seus netos, contando histórias. Hoje em dia eles estão muito afastados por causa da tecnologia. Se pensou nesta história justamente por coincidir com o primeiro domingo de advento. Toda a programação visa fazer esse resgate, da verdadeira essência do Natal”, coloca o diretor.

A encenação contou, ainda, com participações especiais. Entre um ato e outro, participação do Coral Municipal de Teutônia, do Coral Municipal de Imigrante, do Grupo Danças & Ritmos, da Oficina de Dança do Colégio Teutônia – Corpo Livre e da cantora Alissa Maria Bracht.

A programação de domingo, no entanto, iniciou já pela tarde, com as apresentações do CTG Porteira dos Pampas, do Grupo de Danças Movimentu’s, do Coral Infanto-Juvenil Paz e Show Musical Paz e da Orquestra Jovem de Teutônia. Em seguida, ainda houve o emocionante show do tenor jovem Vitor Delazeri, de Encantado.

Antes do espetáculo, ocorreu a bênção ecumênica, que foi ministrada pelo padre Eduardo Schuster e pelos pastores Gerson Echelmeier e Evanice Beise. Também foi realizado um breve ato solene, com pronunciamento de autoridades.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, salientou que a pista atlética do Colégio Teutônia é um local que vai além do esporte, mas também é um espaço de cultura. “Temos como atribuir qualidade de vida à nossa população. A cultura é uma formas de outorgar este compromisso. O evento Um Sonho de Natal mostra a toda a região porque Teutônia é a cidade que canta e encanta”, sublinhou.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, enalteceu a importância das parcerias para tornar o evento realidade. “Meu coração transborda de alegria. Este (pista atlética) é um espaço para a cidade de Teutônia, para a promoção do esporte e da cultura”, frisou.

O diretor do Grupo Popular de Comunicação, Silvio Brune, da mesma forma, destacou a parceria com o Colégio Teutônia e a Prefeitura de Teutônia para oportunizar “Um Sonho de Natal” para a comunidade. “O Colégio Teutônia e a comunidade teutoniense passam por um momento mágico, com uma festa de cultura”, afirmou.

 

Grupo Tholl, passeios das lanternas, Orquestra de Teutônia, entre outros

A programação natalina ainda contempla mais quatro dias de atrações para a comunidade teutoniense e regional, dentre eles Grupo Tholl, Orquestra de Teutônia e passeios das lanternas. Toda a programação, que contempla todas as idades, tem entrada franca, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível. As programações ocorrem na pista atlética do Colégio Teutônia (dias 30, 1º e 2), Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro (dia 8) e Centro Administrativo (dia 12), além das ruas do Bairro Canabarro, no dia 6.

Nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, o evento inicia às 19h e, às 20h, um dos espetáculos natalinos circenses mais bonito do Brasil: “No Natal Daquele Ano”, do Grupo Tholl, com muita emoção e acrobacias de tirar o fôlego. Ainda haverá apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e chegada do Papai Noel. Em caso de chuva, as atrações serão transferidas para o ginásio da SER Gaúcho, também no Bairro Teutônia.

A programação na pista atlética do Colégio Teutônia ainda contempla Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, mateada e praça de alimentação. Pede-se que o público traga cadeiras para assistir confortavelmente as atrações.

Na sexta-feira, dia 6 de dezembro, ocorre a Cantata de Natal e a Caminhada Ecumênica das Lanternas, no Bairro Canabarro, programação que foi agregada ao evento Um Sonho de Natal. A saída ocorre às 20h, em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia e segue até a Igreja Católica Matriz, onde segue a programação. A organização é da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Teutônia Sul e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

No domingo, dia 8 de dezembro, a programação do “Um Sonho de Natal” vai até o Parque Poliesportivo do Bairro Canabarro, a partir das 14h. O destaque da tarde fica para o show com Sandro Coelho. Durante a tarde haverá Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, espaço lúdico (com maquilagem e contação de histórias), Momento Aventura – Off Aventura (gratuito) mateada e praça de alimentação. Da mesma forma, pede-se que o público traga cadeiras para assistir confortavelmente as atrações.

E no dia 12 de dezembro, ocorre a 3ª edição do Natal Mágico – A Luz das Lanternas. A programação inicia às 19h30min, com o passeio das lanternas. Toda a comunidade está convidada a participar, sendo que a concentração ocorre nos fundos da empresa de artefatos de cimento Jung, na Avenida 1 Oeste. De lá, o passeio segue até o Centro Administrativo, onde ocorre o restante da programação, com destaque para o show natalino da Orquestra de Teutônia e chegada do Papai Noel.

Lembrando que toda a programação é gratuita, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível. O evento “Um Sonho de Natal” é uma parceria entre Colégio Teutônia, por meio da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Teutoniense, Administração Municipal de Teutônia e Grupo Popular de Comunicação.

 

UM SONHO DE NATAL

Entrada gratuita, com a possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível

>> 2 DE DEZEMBRO – Pista Atlética do Colégio Teutônia

19h – Abertura dos portões

19h – Apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

19h45 – Chegada do Papai Noel

20h – Espetáculo “No Natal daquele ano” – Grupo Tholl

* Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, mateada e praça de alimentação.

 

 >> 6 DE DEZEMBRO – Bairro Canabarro

Cantata de Natal e a Caminhada Ecumênica das Lanternas

A partir das 20h:

– Caminhada Ecumênica das Lanternas – saída em frente ao Ieceg/CNEC Teutônia e segue até a Igreja Católica Matriz

– Bênção Ecumênica

– Cantata de Natal

 

>> 8 DE DEZEMBRO – Parque Poliesportivo

14h – Abertura oficial e apresentação do Coral Municipal de Teutônia

14h30 – Momento Zumba Melhor Idade

15h – 1º Encontro de Mascotes

15h30 – Momento Kids (palhaços, perna de pau, malabaristas, maquiagem artística)

16h – Show com Matheus e Mathias

17h – Show com Sandro Coelho

18h – Chegada do Papai Noel

18h30 – Show com a Banda Plug

* Feira de Artesanato, Feira do Produtor, Espaço Saúde, brinquedos infláveis gratuitos, espaço lúdico (com maquilagem e contação de histórias), Momento Aventura – Off Aventura (gratuito) mateada e praça de alimentação.

 

 >> 12 DE DEZEMBRO – Centro Administrativo

3º Natal Mágico – A Luz das Lanternas

A partir das 19h:

– Passeio das Lanternas – concentração nos fundos da empresa de artefatos de cimento Jung, na Avenida 1 Oeste, em direção ao Centro Administrativo

– Bênção Ecumênica

– Apresentação do show natalino da Orquestra de Teutônia

– Chegada do Papai Noel

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia