RS Educação RSS Estrela

Esquina Literária movimenta alunos, familiares e moradores de bairro estrelense


Leitura de livros e poesias foi incentivada (Foto: Divulgação/Emef Ruth Markus Huber)

Uma das tantas ações anuais do “Gentileza gera Gentileza”, projeto maior da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber, movimentou mais uma vez dezenas de alunos, professores, também familiares e moradores do Bairro Boa União na última semana. O “Varal da Poesia Gentil”, desenvolvido por alunos do 3º ao 5º ano iniciais, deu sequência ao projeto “Esquina Literária”, que entre outras coisas mantém duas geladeiras-biblioteca com livros para serem retirados para leitura e também como baú de doações. Uma na sede da escola e outra em canteiro da Rua Adão Henrique Fett, local que antes servia muitas vezes de depósito irregular de lixo e agora, até mesmo enfeitado por flores, ganhou um varal literário.

A ação “Varal da Poesia Gentil” deu continuidade à proposta da Esquina Literária, iniciada ano passado através da inauguração das duas geladeiras. Agora, os alunos foram incentivados a ler e depois produzir poesias, tendo como tema central a “gentileza”. O poético varal teve seu ápice justamente na terça-feira (31), “Dia Nacional da Poesia”, quando alunos foram até o local especialmente ler, pendurar e dividir suas produções com outros alunos, familiares e também transeuntes.

“Nosso objetivo visa sempre incentivar o gosto e o prazer pela leitura, através de produção de poesias escritas pelos nossos alunos, aproximando também dessa forma a comunidade escolar, que também apreciou as poesias no local”, destaca a diretora Sabrina dos Santos. “Criatividade, imaginação, envolvimento e muita leitura marcaram estes momentos. Demos e queremos assim dar continuidade ao projeto Esquina Literária, incentivando sempre a doação de livros, a retirada destes para leituras, a conservação das geladeiras e de toda a proposta da gentileza envolvida com nosso projeto maior e as outras ações paralelas”, detalha ela, lembrando que a geladeira situada na rua foi depredada no ano passado mas logo depois recuperada pelos moradores, mostrando a força da proposta. Mais informações pelo telefone 3981-1073.

Texto: Ascom Estrela