RS RSS Rural - Agricultura Destaques

Estado prevê ações para o desenvolvimento do setor ervateiro

O governador plantou uma muda de erva-mate nos jardins da Casa Branca, no Parque Assis Brasil - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
O governador plantou uma muda de erva-mate nos jardins da Casa Branca, no Parque Assis Brasil (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

O desenvolvimento e a inovação da cadeia produtiva da erva-mate é o objetivo do termo de fomento assinado, na quinta-feira (1º), entre o governo do Estado, por meio da Secretária da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate). O ato, realizado na Casa Branca, do Parque Assis Brasil, em Esteio, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, que plantou uma muda de erva-mate nos jardins da casa.
Sartori destacou a importância do setor para a economia do Rio Grande do Sul. “Vamos fazer aquilo que está ao nosso alcance para o crescimento do setor ervateiro no Rio Grande do Sul”, afirmou.

O secretário da Seapi, Ernani Polo, falou do encontro com a cadeia produtiva da erva-mate, realizado na Expointer, e destacou o pioneirismo da categoria. “Sabemos que o setor pode crescer muito mais e vamos fazer esforço para que isso aconteça”, salientou.

Estiveram presentes, o presidente do Ibramate, Valdir Pedro Zonin; o vice-presidente da Fetag, Nestor Bonfanti; o representante do Sindimate, Sergio Picolo; e o prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi.

Texto: Ascom Estado