Social Destaques Mato Leitão

Estimativa do IBGE indica 4, mil habitantes para Mato Leitão

O Diário Oficial da União publicou uma nova estimativa da população em todos os municípios brasileiros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que Mato Leitão possui 4.627 habitantes, dados referentes a 2021.

Em comparação ao ano passado a população cresceu 1,18% na Cidade das Orquídeas. Trata-se do município que mais cresceu em termos percentuais na região do Vale do Rio Pardo. No Rio Grande do Sul a estimativa é para uma população de 11.466.630 habitantes, aumento de 0,3% comparado os números de 2020.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.