Coronavírus Saúde Destaques Estrela

Estrela acerta base da segunda etapa de vacinação contra a Covid-19

Em Estrela serão aplicadas a partir desta terça-feira

Planejamento para imunização de mais profissionais da saúde, a partir de segundo lote de vacinas contra a Covid-19 recebido, está estabelecido. Vacinação inicia nesta terça-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado constantes reuniões com os mais diversos setores para acertar antecipadamente o cronograma e os detalhes das etapas de imunização contra a Covid-19 à medida que os novos lotes de vacina chegam ao município. E na tarde desta segunda-feira (25) Estrela recebeu o segundo lote, o primeiro com as vacinas de Oxford. As novas 310 unidades possibilitam a largada, nesta terça-feira (26), da segunda etapa da Campanha Vacina Estrela, que agora buscará a imunização de mais uma parcela dos profissionais de saúde do município.

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu, por volta de 11h desta segunda-feira (25), o segundo lote de vacinas contra a Covid-19. A caixa com 2,7 mil doses da vacina de Oxford, adquiridas pelo Ministério da Saúde e enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foram transportadas do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS) até Lajeado por uma van. A equipe de imunizações da CRS então as acondicionaram em geladeiras com estabilidade de temperatura para separação dos quantitativos aos municípios. À tarde iniciou-se a distribuição. Para Estrela foram reservadas 310 unidades.

Às 13h30min desta terça-feira (26) haverá uma videoconferência da equipe técnica de imunizações da 16ª CRS e as equipes municipais para esclarecimento de dúvidas. Os critérios de aplicação das doses deverão ser respeitados, de acordo com a Nota Técnica publicada pela SES, seguindo a vacinação dos grupos prioritários. Assim, agora serão imunizados os profissionais de saúde que não estão diretamente na linha de frente de combate à doença, mas que frequentam os ambientes públicos de saúde e estão mais suscetíveis ao contágio. Uma reunião na manhã desta segunda (25) entre o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, a equipe da Vigilância em Saúde do município e diretores do Hospital Estrela acertaram as bases e detalhes para a operacionalização desta nova etapa. “Entraremos no cenário dois da primeira fase da Campanha, que prevê agora a imunização dos outros profissionais de saúde”, explica Kaplan. A imunização deverá transcorrer ao longo dos próximos quatro dias. “Mas a expectativa é que ainda esta semana Estrela receba um novo lote. Aos poucos vamos conseguir vacinar todos os profissionais da saúde e os demais grupos prioritários, conforme os critérios estabelecidos.”

 

 

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Divulgação/Saúde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela