RSS Destaques Estrela Polícia

Estrela assina ordem de início do videomonitoramento dia 16

Central vai funcionar junto à Brigada Militar (Foto: Imagem ilustrativa)

Em ato marcado para a segunda-feira (16) da próxima semana, o Governo de Estrela assinará a ordem de início para a instalação do sistema de videomonitoramento no município. O ato está marcado para as 10h, com a presença do prefeito Rafael Mallmann, representantes da Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços – vencedora da licitação – secretários e convidados. A empresa terá, depois de firmar o documento, 90 dias para executar o serviço.

O município vai investir cerca de R$ 300 mil anuais no sistema, compreendendo todos os equipamentos, instalação e assistência técnica 24 horas, além da garantia dos equipamentos. O contrato será firmado por um ano, podendo ser renovado até quatro anos. Depois disto, equipamentos e estrutura passam a fazer parte do patrimônio da prefeitura. A gestão do sistema ficará a cargo da Brigada Militar, onde vai funcionar a central de monitoramento.

A implantação, de acordo com o secretário municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, visa aumentar a segurança da população e auxiliar na prevenção, além da investigação e repressão da criminalidade.

“Partimos do princípio de que somos todos responsáveis pela segurança e, por este motivo, o município está investindo no sistema. Temos que ver o que é melhor para a sociedade”, enfatiza Paulo Ricardo Finck. Segundo ele, o projeto usará alta definição de imagens e possibilitará que sejam agregadas novas tecnologias no futuro. “É um passo importante que o Governo de Estrela dá no sentido de reforçar a parceria com os órgãos de segurança.

O sistema contará, conforme o secretário, com 24 câmeras. Destas, 20 são denominadas “speed-dome” (que podem ser movimentadas em todas as direções) e quatro fixas, as quais serão instaladas na área urbana da cidade. Haverá equipamentos na Avenida Rio Branco (duas), Rua Coronel Müssnich (duas), Rua 1º de Maio, Rua Júlio de Castilhos (duas), Rua Bruno Schwertner, Rua Tiradentes, Rua Fernando Abott (duas), Rua Ernesto Alves, Avenida Augusto Frederico Markus, Rua Marechal Hermes, Rua Gerado Pereira, Rua São Roque, Rua João Lino Braun, Rua Mathias Ruschel Sobrinho, Rua Frederico Alberto Sulzbach e Rua Coronel Brito Brigada Militar) além da Rota do Sol (acesso ao Loteamento Popular) e BR-386 (acesso à Rua Alfredo Arenhart). Em quatro destes pontos haverá câmeras fixas – nos locais de entrada e saída da cidade – para auxiliar no monitoramento.

Texto: Ascom Estrela