Coronavírus Educação Estrela

Estrela dá continuidade ao processo pedagógico

Entrega de material nas escolas

Novo bloco de conteúdos poderá ser acessado via plataforma digital ou ser retirado presencialmente nas escolas

Será disponibilizado, nesta sexta-feira (31.07), mais um bloco da série de conteúdos do processo pedagógico adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) em meio à pandemia do coronavírus para dar sequência aos estudos em todos os níveis de ensino dos estudantes da rede municipal. O material será outra vez oferecido de forma online pela Educarweb, plataforma digital utilizada para colaborar com o objetivo, ou poderá seguir sendo retirado fisicamente nas escolas por quem não tem acesso à internet ou assim desejar. O potencial total de alunos que estão tendo acesso ao material, seja de forma online ou física, é superior a 72%.

O processo vem seguindo uma evolução. Inicialmente, entre fim de março e início de abril, os alunos retiraram as atividades presenciais na escola para manter uma rotina de estudos. Em abril professores e alunos entraram em recesso escolar e férias. Em maio iniciou o Blog da Smed, onde pais e alunos já podiam acessar as atividades a serem realizadas. Agora está em operação, há 15 dias, a plataforma Educarweb. Mais qualificada no sentido tecnológico e visual, pode até mesmo ser baixada no celular e entre outras funções permite a devolução online do material executado por parte do aluno para validação das atividades não presenciais. A mesma já supera o credenciamento de 82% de alunos. Em algumas das escolas atingiu 100% dos matriculados, mesmo que alguns prefiram seguir retirando presencialmente o material.

Para o titular da Smed, Marcelo Mallmann, os resultados são positivos. “Os números são ótimos para um contexto social que traz muitas dificuldades e obriga a novidades, mudanças de costumes e rotinas. Superou às nossas expectativas, ainda mais se levarmos em conta os números de Estrela na comparação ao de processos semelhantes ao de outros municípios e mesmo do Estado”, avalia. “É fruto de um trabalho das equipes diretivas, da identificação dos professores com as causas e os alunos, e também da preocupação de pais daqui para com o futuro de seus filhos. Mas os números ainda podem melhorar. Vamos seguir trabalhando para tanto”, analisa.

As atividades na Educarweb são disponibilizadas semanalmente às sextas-feiras, por onde agora também podem ser respondidas as questões. O acesso deve ser feito pelo endereço estudante.educarweb.net.br, por meio de login e senha do aluno. Também pode ser acessada no link Atividades Domiciliares – Sec. de Educação no site da Prefeitura de Estrela (www.estrela.rs.gov.br), onde há vídeo explicativo de como operar. Quem não possui acesso à internet ou encontrar alguma dificuldade pode continuar procurando as escolas. Estas atendem diariamente, das 9h às 13h, para disponibilizar este material, passar mais informações e auxiliar pais e estudantes. Mais informações também podem ser obtidas na Smed pelo telefone (51) 3981-1053, de segunda a sexta, das 9h às 13h.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação Smed/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela