Meio Ambiente RS RSS Estrela

Estrela define programação da Semana do Meio Ambiente

Ações visam à conscientização para a preservação dos recursos naturais (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente a Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, promoverá a Semana do Meio Ambiente. A programação se estenderá de 5 a 9 de junho, com diversas atividades de educação ambiental. Uma delas, em 9 de junho, será o Dia “D” para o descarte de Lâmpadas e materiais eletrônicos pós consumo. No calçadão, das 9h às 12h, a empresa Recilux vai receber até cinco lâmpadas por pessoa (deve ser informado o CPF). Já a Adonai vai recolher equipamentos eletrônicos de informática e telefonia.

Esta ação tem por objetivo dar destino correto a estes materiais, evitando danos ao meio ambiente. São considerados lixo eletrônico equipamentos como computadores, eletroeletrônicos, celulares, eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas, entre outros. A atividade será realizada em parceria com a Associação dos Moradores do Centro e Lions Clube.

Educação

Em 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – a programação se inicia às 9h, no Parque Municipal da Lagoa, com atividades com os agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal Odilo Afonso Thomé. No dia 6, às 14h, está agendada visita à Usina de Tratamento de Lixo. Estão convidados representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, secretários municipais e vereadores. No dia 7, às 8h, haverá palestra na Sala Verde para alunos da Emef José Bonifacio, e às 19h será realizada uma palestra sobre resíduos sólidos na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, para a turma de gerenciamento de resíduos do curso Técnico em Edificações.

No dia 8, às 14h, na Escadaria do Rio Taquari, na Rua Arnaldo José Diel, haverá atividade com os agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal Arnaldo J. Diel. As atividades da Semana do Meio Ambiente serão encerradas no dia 9, com o Dia “D” para descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós consumo.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar a população e governos de cada país para os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Texto: Ascom Estrela