Cultura RS RSS Os Vales em Notícia Destaques Estrela

Estrela disponibiliza R$ 142,8 mil para projetos culturais

Governo Municipal lançou edital que vai selecionar 32 projetos. Inscrições podem ser feitas até 22 de julho

Apresentações de danças alemãs por uma representação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs; da Invernada Mirim do CTG Raça Gaudéria e do sambista Anderson William Vidal, da Escola Renascer do Samba, deram início, na noite de terça—feira (25.06), ao ato de lançamento do edital para a seleção de projetos culturais que pleiteiem recursos da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela, em conjunto com o Projeto Estrela Polar, aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A solenidade reuniu representantes de grande número de entidades do município, que poderão inscrever projetos até o dia 22 de julho em seis finalidades: Apoio à Circulação; Varal Poético, Teatro nas Escolas; Teatro montagem e circulação, Movimentos Culturais Populares, Apoio a Mostras e Festivais de Música. O montante destinado pelo Governo Municipal é de R$ 142,8 mil, por meio da Secultur.

Participaram da solenidade o prefeito Rafael Mallmann; o secretário da Cultura e Turismo Marcelo Braun; vereador João Braun, que representou o Poder Legislativo, servidores Conrado Vier, responsável pela elaboração do projeto, e Lisiane Diehl, da Central de Projetos da prefeitura. A importância da união e da parceria com as entidades da cidade foi destacada pelo secretário Marcelo Braun. “São 32 projetos, que vão fomentar as atividades culturais em nosso município”, frisou. O prefeito Rafael Mallmann reforçou o fato de que a comunidade, por meio das entidades e organizações, poderá escolher onde quer investir o recurso, num processo de “democratização da cultura”. No próximo ano, segundo ele, devem ser ampliados os projetos e verbas. Para o vereador João Braun, a iniciativa contribuirá para que Estrela se firme ainda mais como referência no Estado e país nesta área.

Conrado Vier, da Secultur, expôs aos presentes os principais pontos do edital. Poderão participar pessoas jurídicas (com CNPJ), com ou sem fins lucrativos. Os projetos relacionados a Teatro nas Escolas e Movimentos Culturais Populares são destinados exclusivamente a organizações de Estrela. Para os demais podem se candidatar também proponentes de outras cidades. As inscrições serão recebidas até 22 de julho. De 23 de julho a 5 de agosto ocorre a seleção dos projetos e publicação dos que foram habilitados. De 6 a 9 de agosto abre-se prazo para apresentação de recursos e no dia 19 de agosto será publicada a homologação com o resultado final dos projetos contemplados. Depois de receberem os recursos, as entidades têm prazo de 9 meses para executar os projetos e fazerem a prestação de contas.

O edital está disponível para consulta no site do município, no endereço https://estrela.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/170 e pode ser obtido também na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Marechal Floriano, 433. Mais informações pelo telefone (51) 3190-1258, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider