Destaques Estrela Turismo

Estrela e Amturvales reforçam parceria

Lideranças da Amturvales ressaltaram a importância da mútua parceria para a concretização de projetos

Direção da entidade destaca o grande potencial do município para com o fortalecimento do turismo da região

A direção da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) realizou visita, nesta quarta-feira (27), ao prefeito Elmar Schneider. O encontro trouxe à pauta de discussão os muitos projetos turísticos e culturais de abrangência regional e estadual aos quais a entidade está envolvida, sendo que em boa parte deles Estrela está inserida e tem grande peso para o sucesso. Nesse sentido, a Administração municipal e a associação declaram apoio mútuo na busca pela implantação destes projetos, entre eles a ciclovia de 27 quilômetros que pretende ligar Estrela, Colinas e Imigrante, e o roteiro turístico Trem dos Vales.

Leandro Arenhart (presidente) e Lourival Seixas (vice-presidente), da Amturvales, estavam acompanhados da secretária especial de Cultura, Esporte e Lazer de Estrela, Carine Schwingel. O vereador Douglas Daroit também esteve presente ao encontro que, entre outras questões ressaltou o empenho da Amturvales e a importância da parceria para com o Governo de Estrela na execução dos projetos, principalmente o da ciclovia, que já está junto ao Governo Federal em Brasília. A comitiva da associação destacou que trabalha forte na busca pelo apoio político à causa. O prefeito Elmar Schneider comentou. “Será de grande valia para o futuro do nosso turismo, que é de um enorme potencial. Mas para o sucesso deste viés de desenvolvimento precisamos pensar no bem-estar e na segurança destes ciclistas, que tanto já vemos diariamente à beira de nossas rodovias. Não apenas os daqui, como aqueles de outras regiões que já buscam nosso Vale para essa prática e o farão ainda mais depois da concretização deste projeto.”

Quanto ao projeto Trem dos Vales, os diretores da Amturvales ressaltaram a importância e o potencial da inclusão de Estrela no roteiro, que hoje não chega até o município, muito em razão das condições dos trilhos, que ficaram ainda mais prejudicados após a última enchente. O prefeito Elmar Schneider disse ser a ferrovia um fator determinante não apenas para o turismo, mas também para a economia do Vale, o que ficou ressaltado nas análises do encontro realizado nesta terça-feira, em Estrela (26), onde foram debatidas estratégias para a retomada das operações no porto. “A ferrovia é um importante elo do intermodal de transportes que pode tornar viável as operações no porto, e tanto contribuir como sabemos para com o turismo da região.” Arenhart e Seixas revelaram que uma das metas é tornar os hoje casuais passeios de trem em eventos regulares e frequentes, facilitando o acesso dos turistas aos mesmos. A oficialização do Roteiro das Cervejas e a adoção de medidas de infraestrutura para torná-lo mais atraente é outras das pautas da Amturvales para este ano.

Texto: Rodrigo Angeli

Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela