Educação RSS Estrela

Estrela é um dos primeiros municípios do RS a implantar o Criança Feliz

Equipe técnica ajusta ações para desenvolver os programas (Foto: Divulgação)

Um dos primeiros municípios no Estado a implantar o Programa Criança Feliz, Estrela realizou, no dia 11, reunião com o grupo técnico municipal deste e do Programa Primeira Infância Melhor. Participaram a técnica de referência do Programa Infância Melhor da Secretaria Estadual de Saúde, Janine Garcia Serafim, e Gianine Sandri, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O objetivo foi ajustar as ações que serão desenvolvidas por meio destes dois programas.

Conforme o secretário da Saúde, Elmar Schneider, o Criança Feliz surgiu para somar-se ao Primeira Infância Melhor. Estrela aderiu aos dois e, segundo ele, é um dos poucos municípios do RS que está atuando com ambos. “Nosso governo tem a visão de proteção e prevenção das gestantes e das crianças, que são a base da nossa comunidade”, assinala.

Conforme Schneider, são iniciativas que oportunizam conhecer a cidade e as pessoas que nela vivem. Para exemplificar, revela que três mães estrelenses estão recolhidas no Presídio de Lajeado. “Termos a informação de onde e como estão seus filhos, acompanhando o caso, já justifica a implantação deste programas”, ressalta.

Trata-se de um trabalho em rede, que no município envolverá as secretarias da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Entre outras ações, serão atendidas gestantes e crianças de zero a três anos, ou zero a seis anos no caso de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Primeira Infância Melhor e Criança Feliz visam apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

Texto: Ascom Estrela