Segurança Estrela

Estrela endossa pedido por unidade da Draco na região

Reunião com vice-governador reuniu diversas lideranças políticas

Delegacia especializada seria instalada em Lajeado. Governo estrelense também pede digitalização de sistema de documentação

O Governo de Estrela marcou presença, junto a autoridades políticas, policiais e representantes de entidades e instituições sociais do Vale do Taquari, na reunião com o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, realizada em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (09). Ranolfo Junior também é responsável pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e a pauta levada pelas lideranças regionais foi a que trata da instalação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na região. A Administração Municipal também aproveitou a oportunidade para solicitar ao vice-governador a instalação da tecnologia utilizada pelo Sistema de Solicitação de Indivíduos (SII), que permite a confecção eletrônica das Carteiras de Identidade (RGs), já que a demanda no município é crescente.

A nova unidade da Draco seria instalada em Lajeado e atenderia a 31 municípios do Vale do Taquari, na repressão e investigação de ações ligadas ao crime organizado e facções criminosas, como assaltos a banco, lavagem de dinheiro, homicídios realizados por quadrilhas, furtos de cargas e outros. Para o funcionamento, o Governo de Lajeado alugaria um imóvel para ser a sede da repartição e a SSP cederia os funcionários e agentes e o material de uso, como até oito agentes e quatro viaturas. A delegacia tem autorização prévia do Estado e uma resposta definitiva foi prometida para no máximo dez dias.

O chefe de gabinete do prefeito de Estrela, Jorge Both, esteve presente ao encontro. Para ele, a unidade é de extrema importância para a segurança pública do município e região. “O Vale do Taquari é cada vez mais próspero, e sendo assim, alvo frequente de criminosos, que têm se tornado especializados e profissionais. Assim, é necessário um combate, uma repressão também mais especializada e focada”, diz. Conforme Both, isto ajudará a desafogar a Polícia Civil e Militar. “Esta foi outra reivindicação nossa. Temos necessidade de maior formação de soldados em nossa região, assim como mais policiais no Vale, mas acima de tudo a permanência destes efetivos aqui”, ressalta Both, que estava acompanhado, entre outros, do presidente da Cacis, Pablo Souto Palma, do vereador João Braun e do presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Pedro Barth.

 

Carteiras de Identidade

Both aproveitou a oportunidade para entregar ao vice-governador ofício assinado pelo prefeito em exercício, Valmor Griebeler, pelo qual solicita a disponibilização, em Estrela, do sistema eletrônico utilizado para a confecção digital das Carteiras de Identidade. “Trata-se de outra demanda muito importante para Estrela. São mais de cem documentos confeccionados por mês, mas o processo ainda é realizado pelo meio modelo antigo. Leva mais tempo, assim como maior período para ser entregue, superior a 45 dias. Com o novo sistema pode ser entregue em até cinco dias, dando agilidade a tudo”, explica Both. “Lajeado já possui o sistema, o que tem feito com que muitas pessoas procurem o município vizinho em busca do serviço,o que aumenta a demanda do serviço lá. É uma reivindicação de nosso munícipe. Já disponibilizamos em Estrela local e servidor para o Setor de Identificação. Apenas queremos torná-lo ainda mais eficiente”, frisa. O vice-governador disse entender a importância do pleito e prometeu dar encaminhamento ao pedido. No entanto, não estipulou prazos.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela