Educação Estrela

Estrela forma mais 40 jovens aprendizes

Duas primeiras turmas, com os diplomas nas mãos

Eles participaram das duas primeiras turmas do programa de capacitação oferecido pela Sedesth em parceria com o Senac

Para alguns jovens estrelenses entre 14 e 17 anos, a noite de quarta-feira (24) foi especial. Na presença de pais, irmãos e outros familiares, como também diante de autoridades, eles receberem o diploma do programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Gerações. A formatura das duas primeiras turmas da temporada 2019 da iniciativa oferecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), agora em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Lajeado, ocorreu na Câmara de Vereadores de Estrela. Outras três turmas, com 25 alunos cada, serão capacitadas até o fim do ano. A terceira já iniciou a série de cinco encontros.

Além do vice-prefeito Valmor Griebeler e do secretário da Sedesth, José Itamar Alves, prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara, Felipe Schossler; a diretora do Senac, Etiene Azambuja; a professora do Senac responsável pela capacitação, Marciane Blume Inamine; além da equipe de apoio da Sedesth, como o coordenador do Departamento de Trabalho, Eder Follmann, e a psicóloga Tatiane Berté. Andréa Camilo, coordenadora do Departamento de Recursos Humanos do Atacadão Estrela, empresa parceira na oferta de oportunidades aos jovens indicados pela Sedesth, destacou a oportunidade oferecida aos jovens através do programa. “São meios profissionalizantes fundamentais para estes jovens. Eles não podem esquecer que o que se faz é uma marca registrada, e deixamos marcas por onde passamos.”

Foram 40 os alunos que completaram os cinco encontros comandados pelo Senac e que nesta quarta-feira receberam os diplomas, um documento já muito valorizado por empresas, de Estrela e região, parceiras da Sedesth no encaminhamento de candidatos a vaga de estágio ou primeiro emprego. Entre as formandas estava Aline de Freitas (15). Tinha a companhia dos pais Getúlio e Márcia de Freitas e do irmão Alisson. “Gostei muito do curso. Aprendi a como me portar em uma entrevista, a ter mais confiança para vencer a timidez. Foi muito importante”, resumiu ela, que agora vai buscar uma oportunidade com o diploma na mão. Seus pais confirmaram o entusiasmo. “Ficamos felizes com esta vontade dela. De mostrar ter objetivos desde cedo, mas também em ter incentivos”, comentou o pai, ao citar o programa, e que deseja ver o filho mais jovem realizar o mesmo curso. Alisson (13) não negou. “Vou querer fazer também.”

O vice-prefeito Valmor Griebeler falou aos presentes. “Olhar para jovens nos motiva. Ver jovens mobilizados nos orgulha. Ver famílias juntas neste propósito nos deixa felizes. Unidos precisamos trabalhar o amanhã, e o amanhã, o futuro, está na mãos destes jovens.” O secretário Alves completou. “Assim como temos pais e outros familiares aqui presentes e atuantes na vida de seus filhos, estamos também trabalhando, enquanto governo, para igualmente nos fazermos presentes no dia a dia destes jovens, mas objetivando um melhor amanhã.” A diretora do Senac reforçou. “É bom ver o município engajado neste propósito, e para tanto buscando o apoio e depositando a confiança em uma instituição como o Senac que, há mais de 70 anos, tem a missão de educar pelo trabalho. Não é uma missão fácil, pois falamos de um mercado que muda muito rápido. Por isso também pedimos a vocês jovens para que não esmoreçam na primeira dificuldade encontrada.” A aluna Luana da Silva Barboza foi a escolhida para falar em nome dos alunos. “Só temos a agradecer”, disse a jovem, emocionada e agora empregada há dois dias.

Até o fim do ano será oferecida a capacitação de 125 jovens, já pré-selecionados e inscritos. Além dos 40 formados – dez não terminaram a capacitação, foi realizado também na quarta-feira o primeiro dos cinco encontros da terceira turma, com mais 25 jovens. Outros 50 serão capacitados em dois módulos até o fim do ano. Mais informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1052.

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela