Obras Rural - Agricultura Estrela

Estrela inicia mutirão de recuperação em estradas do interior

Secretaria de Obras deu arrancada à maratona de melhorias por estradas municipais envolvendo até 13 localidades do interior

Os moradores de Linha Wolf acordaram, na manhã desta segunda-feira (18), com uma movimentação diferente e intensa na via municipal que liga a localidade. Operários, no comando de diversas máquinas, iniciaram trabalhos na via local, a primeira a ser beneficiada com mutirão da Prefeitura de Estrela. A ação pretende, em até duas semanas, melhorar as condições de trafegabilidade em mais de uma dezena de estradas municipais, beneficiado moradores e agricultores de até 13 comunidades, como também de empresários que utilizam as vias para escoamento da produção. O investimento inicial previsto será de até R$ 160 mil, com a colocação de quase 400 cargas de brita/saibro, em serviços que, além da aplicação dos materiais, englobarão a limpeza das valetas, roçadas, nivelamentos e patrolamentos.

O mutirão, organizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas com apoio da Secretaria de Agricultura e das duas capatazias (de Costão e Delfina) do município, contará com mais de 20 profissionais envolvidos diretamente no comando de até 15 máquinas, como patrolas, motoniveladoras, caminhões caçamba, truck, pipa, rolo compressor, escavadeiras e retroescavadeiras, além do britador municipal que voltou a operar após a saibreira receber a nova licença ambiental. O mutirão, previsto inicialmente para ocorrer ao longo de duas semanas se contar com a colaboração do tempo, seguirá o seguinte roteiro: Wolf, Geraldo, Costão, São José, Lenz, Winck, Novo Paraíso, São Jacó, Porongos, Glória, Santa Rita, Delfina e Arroio do Ouro e vias paralelas. O mutirão irá sempre se concentrar em apenas uma das comunidades do cronograma.

Para o secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa, trata-se de uma grande e planejada operação. “Esperamos passar o período mais crítico do tempo, como a alta do verão, que registra sempre muitas e volumosas chuvas, para iniciarmos a operação sem desperdício e posterior estragos que poderiam ocorrer. Unimos as nossas máquinas com as da Secretaria de Agricultura. Montamos um cronograma e um planejamento de acordo com os pedidos antecipadamente recebidos, tanto nas duas secretarias como nas capatazias, e algumas demandas por nós registradas. Para garantir que não haja falta de material, foram adquiridas antecipadamente 350 toneladas de brita”, explica.

Segundo da Rosa, as melhorias serão gerais. “Nem todos os trechos estão ruins, alguns precisam de mais atenção sim, mas independente das condições vamos aproveitar esta mobilização para fazer as melhorias regulares em todas”. Uma futura operação viabilizará melhorias também aos acessos particulares às propriedades.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva
Prefeitura de Estrela