Cultura Eventos Destaques Estrela

Estrela lança o Festival do Chucrute, a mais tradicional festa alemã do RS

Evento realizado na noite de sexta-feira também foi marcado pelo anúncio de cerveja com a marca do festival

Muita música, danças e pratos típicos alemães, alegria e diversão. É o que promete o 54º Festival do Chucrute, que ocorre em maio e integra as comemorações do aniversário de Estrela. O lançamento do festival ocorreu na noite de sexta-feira (12.04), quando autoridades, convidados e comunidade puderam sentir e conhecer as atrações de uma das mais tradicionais festas típicas alemãs do RS. “O festival não é da Comunidade. É de Estrela, do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul”, disse a presidente da Comunidade Evangélica Luterana, Terezinha Horst, ao declarar lançado o evento e anunciar, como uma das novidades desta edição, a cerveja do Festival do Chucrute. “A cerveja que é a cara do festival”, afirmou.

A Banda de Estrela recebeu os convidados com músicas típicas, no clima da festa que vai tomar conta da cidade durante os bailes, nos dias 18 e 25 de maio, e nos cafés coloniais que ocorrem nos dias 19 e 26. No início de maio, abrindo a programação, o desfile típico dos grupos folclóricos vai colorir a cidade com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com bandas e carros alegóricos. Instrutor dos grupos, Andréas Hamester ressaltou os 55 anos de atividades ininterruptas, que reúne as famílias há várias gerações. “Os grupos são a tradição do festival”, assinalou.

A importância dos grupos folclóricos, com seus 450 dançarinos, e dos voluntários – são mais de 200 envolvidos na preparação do evento – foi citada por Ernani Sehn. “O festival é feito durante todo o ano”, afirmou. Sehn agradeceu os apoios recebidos e destacou as atrações que integram a programação oficial. Na mesma linha, o pastor Milton Schmidt citou as pessoas que se doaram e se doam para que a festa aconteça. “Se continuarmos unidos e gratos, teremos muitos anos de festival”.

“Que (o festival) seja um momento de confraternização em família, trazendo muita alegria para comemorarmos juntos os 54 anos do festival e os 143 anos de Estrela”, declarou o prefeito Rafael Mallmann. O envolvimento comunitário, trabalho e fé foram ressaltados pelo chefe do Executivo municipal como o tripé que é o alicerce do município. O Festival do Chucrute é uma realização da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Estrela. Informações sobre o evento na Rua Pinheiro Machado, 149 – Centro, telefone (51) 3712-1120, no site http://festivaldochucrute.com.br/ ou pelo e-mail comevangestrela@bewnet.com.br.

Confira a programação do Festival do Chucrute

27 de abril – 9h, no calçadão, divulgação com entrega de brindes, folders e adesivos

4 de maio – Desfile típico dos Grupos Folclóricos – saída da Comunidade Evangélica Luterana às 15h30min, passando pelas principais ruas da cidade até o Parque Princesa do Vale

18 de maio – 1º Baile Típico, 20h, Centro Comunitário Cristo Rei (jantar com comida típica, apresentação dos Grupos Folclóricos)

19 de maio – 1º Café Colonial (por quilo), com apresentação dos Grupos Folclóricos – 15h, Centro Comunitário Cristo Rei

22 de maio – 25ª Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades. 9h, Centro Comunitário Cristo Rei

23 de maio – 13ª Festa das Apaes, com apresentação de danças folclóricas. Centro Comunitário Cristo Rei, 14h

25 de maio – 2º Baile Típico, 20h, Centro Comunitário Cristo Rei (comida típica, apresentação dos grupos de danças alemãs)

26 de maio – 2º Café Colonial (por quilo), com apresentação dos Grupos Folclóricos – 15h, Centro Comunitário Cristo Rei

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela