Negócios Solidariedade Estrela

Estrela lança programa Lions Quest para desenvolver habilidades para a vida

Membros do Lions Clube , professores e diretores de escolas prestigiaram o lançamento

Iniciativa, que deve iniciar em março do próximo ano, vai envolver mais de 900 alunos do 5º ao 9º anos da rede municipal

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Lions Clube local lançaram, no final da tarde de quarta-feira (23.10), o programa Lions Quest. O objetivo da iniciativa é unir o aluno, sua família, a escola e a comunidade em uma série de iniciativas que buscam incentivar o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes, através do desenvolvimento de habilidades como autodisciplina, autoconfiança, controle das emoções; bom senso e comunicação, resolução de conflitos, entre outras. Estrela é o primeiro município da Região Sul do país a aprovar o programa por lei municipal. A proposta prevê a realização de uma disciplina semanal, conforme a série do aluno e suas temáticas centrais: Habilidades para o Crescimento (5º ano) e Habilidades para a Adolescência (do 6º ao 9ºano). As ações terão início em março do ano que vem e devem atingir mais de 900 alunos da rede municipal.

O ato contou com a presença do prefeito Rafael Mallmann; secretário de Educação Marcelo Mallmann; presidente da Câmara, vereador Felipe Schossler; vice-presidente do Lions Clube, Rudi Birck, e da assessora do Lions Quest no Distrito Múltiplo LD (RS, SC e PR), Lígia Hoss, além de membros do clube de servido, diretores de escolas, professores e comunidade. O programa, conforme o secretário Marcelo Mallmann, vem ao encontro da proposta da Smed, que é o desenvolvimento das competências socioemocionais. “Nada melhor do que começar a desenvolver estas habilidades na infância, o que fará o diferencial dos futuros cidadãos”, disse. Representando o Lions Clube, o vice-presidente Rudi Birck destacou os objetivos da entidade, que está presente em 210 países e há 61 anos em Estrela, promovendo ações voluntárias voltadas à comunidade. “A assinatura deste programa marca uma nova e importante etapa, investindo no que temos de mais precioso, que são nossas crianças”, enfatizou.

O presidente da Câmara, Felipe Schossler frisou que o projeto para instituir o programa teve apoio unânime dos vereadores e citou sua importância para a sociedade como um todo. Lígia Hoss observou que os professores receberão capacitação para aplicar o programa que, segundo ela, “pode mudar o futuro e possibilita a construção de um cidadão pleno e consciente de seus deveres e seus direitos”. Por fim, o prefeito Rafael Mallmann agradeceu o apoio do Lions Clube em mais esta iniciativa em prol das crianças e adolescentes. “Juntos vamos formar grandes cidadãos no futuro”, assinalou o prefeito, citando o êxito das parcerias do poder público e comunidade.

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela