Geral

Estrela Multifeira: Encontro de Secretário de Agricultura do Vale do Taquari debate agronegócio e políticas públicas

Recepcionados pelo prefeito Elmar Schneider e pelo secretário Douglas Sulzbach, os secretários de Agricultura do Vale do Taquari ligados à Associação Regional do setor (Asamvat) estiveram, na tarde desta sexta-feira, na Estrela Multifeira 2021, onde realizaram a reunião mensal da pasta. A convite de Sulzbach, presidente da entidade, o grupo participou de um evento com formato diferente do tradicional, no qual convidados apresentaram cases e autoridades explanaram sobre suas atuações. O objetivo do encontro foi marcar a união do grupo e demonstrar o quanto os secretários podem fazer pelos produtores rurais, sendo que os temas abordados tiveram como foco o agronegócio e as políticas públicas voltadas ao segmento.

O secretário de Estrela enalteceu o quanto o Vale do Taquari vem se destacando ultimamente e ressaltou que os alimento que chegam à mesa do consumidor são produzidos por pessoas que lutam diariamente para garantirem a qualidade de seus produtos. Porém, ainda são grandes as dificuldades que enfrentam para vender seus resultados com preços justos. “É nesse momento que a política pública tem que ser conduzida e fazer o seu papel, incentivando o produtor rural a produzir de forma sustentável e proporcionando a sucessão de seu negócio ao longo das gerações”, afirmou.

Participaram do painel o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer; gerente regional da Emater, Marcelo Brandóli; assessor técnico do Conselho Estadual de Meio Ambiente da Famurgs, Ismael Horbach; coordenador geral de Acesso ao Mercado do Ministério da Agricultura, Mateus Soares da Rocha; coordenador geral de Crédito Fiduciário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alberto Batista da Silva Filho; e diretor de Políticas Agrícolas da Secretaria da Agricultura do Estado, Paulo Lipp.