Eventos Destaques Estrela

Estrela Multifeira: Encontro promove reflexão sobre cultura da inovação nos municípios

Conduzido pelo titular da pasta na Prefeitura de Estrela, Rodrigo Kich, realizou-se nesta sexta-feira (5) o 1º Encontro Regional dos Secretários de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Taquari. A atividade reuniu representantes de prefeituras e empresários e teve como principal objetivo o debate em torno do tema. “Porque não seremos um Vale inovador se não buscarmos conhecimento sobre esse assunto”, destacou Kich, lembrando que algumas prefeituras nem tem a Secretaria de Desenvolvimento e as questões precisam ser tratadas pelo prefeito. O evento contou com uma palestra sobre projeção de cenários inovadores. 

PHD em Inovação e com formação internacional, Juan Pablo Boeira propôs uma reflexão no sentido de conscientizar que inovação é, antes de qualquer coisa, uma cultura de pensar sempre como fazer melhor, de uma maneira estruturada. Alertando para a urgência de mapear a forma de construir vantagem competitiva, ele sentenciou: “inovação não é mais se eu devo fazer, mas como e quando eu inicio”.

Com atuação em vários países, Boeira comentou que o que mais se percebe no mercado, de empresas e governos, é a dúvida de por onde começar. “O primeiro passo para desenvolver a gestão voltada à inovação ou governança de inovação é estruturar um raciocínio de projeção de cenários de onde se quer chegar, quais as vocações e como chegar lá”.