Eventos Destaques Estrela

Estrela Multifeira recebe guias de turismo do Estado para encontro itinerante da classe

Qualificação e valorização profissional foram os principais objetivos do IV Encontro Itinerante de Guias de Turismo do RS, promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) em parceria com o sindicato gaúcho da classe, na tarde deste sábado (30) no Auditório Conexão da Estrela Multifeira 2021. Com a presença da diretora geral da Setur, Cláudia Mara, e da presidente do sindicato, Rosane Feltrin, o evento contou com a participação de guias de todo o Estado, abordando oportunidades de mercado e apresentando novas rotas e roteiros. Também foi lançado oficialmente o novo site da entidade (www.sindetur-rs.com.br).

De acordo com Rosane, o guia turístico ainda é pouco reconhecido no Rio Grande do Sul, apesar de ser o único do trade regulamentado no país. Apesar de estar em constante capacitação e reciclagem, e de ter habilidade para montar roteiros e encantar o cliente, o profissional não é valorizado pelas agências que, ou não contratam, ou não pagam o preço de tabela. Por isso a necessidade de uma maior mobilização para mostrar quem é e o que faz o guia. Esse resgate da posição no mercado também foi destacado por Jorge Luiz Fernandes de Azevedo, de Porto Alegre, um dos participantes da atividade.

Ele ressaltou a oportunidade de obter conhecimento técnico repassados por fontes seguras, além do networking com outros colegas, como o principal motivo de vir ao evento, e considerou que incluir o tema “turismo” na feira foi uma forma de colocar o Vale do Taquari na vitrine de todo o país. “Eu acho isso fundamental porque, ao mesmo tempo que a feira atrai um público diferenciado, de fora da região, essas pessoas já podem ter contato com toda a infraestrutura turística do Vale e também conhecer outros roteiros que estão visitando aqui”, apontou.

Presidente da Multifeira, Leandro Kremer enalteceu o quanto os profissionais do turismo também são uma atração: “Isso mostra o quanto a gente trata esse setor com importância e relevância, enquanto feira e enquanto evento estadual”. Da mesma forma, a secretária de Turismo de Estrela, Carine Schwingel, reforçou o quanto é preciso que guias e poder público trabalhem de forma integrada, pois o turismo é regional, não local.

“A gente precisa ter essa concepção muito forte para que possa efetivamente transformar o Rio Grande do Sul no melhor destino turístico desse país”, afirmou. Também presente no encontro, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, declarou que o desenvolvimento gaúcho passa pelo turismo, seja ele de evento, empresarial ou de belezas naturais. “Ele gera emprego e renda”, resumiu.