Eventos Destaques Estrela

Estrela Multifeira reúne profissionais e autoridades para revisar Plano Estadual de Turismo

“Um pontapé inicial. O primeiro minuto do jogo”. Assim o técnico da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Álvaro Machado, definiu a atividade “Conversando sobre o Plano Estadual de Turismo” que ocorreu na tarde desta sexta-feira (29) no auditório Conexão da Estrela Multifeira 2021.

Destinado a gestores municipais, interlocutores regionais e demais membros envolvidos com o setor, e contando com a participação do secretário estadual Ronaldo Santini, o evento marcou o início dos debates sobre o Plano Estadual de Turismo, elaborado em 2015, que vai envolver a análise e discussão de quatro eixos: Segmentação/Capacitação, Promoção, Regionalização e Observação.

Segundo Santini, a proposta é reposicionar o Rio Grande do Sul como destino turístico em todas as regiões, não somente para a já consagrada região das hortênsias ou Vale dos Vinhedos, dando visibilidade à diversidade que o Estado tem para ofertar. “Entendemos que para que o trabalhe comece de forma adequada, a gente precisa imediatamente fazer a revisão do Plano do Turismo. Precisamos atualizar com novas ofertas, novas experiências e novo produtos que estão surgindo, além de acompanhar as tendências do mercado”.

Para ele, o principal cliente, neste momento, é o próprio gaúcho, que ainda não conhece e não sabe das potencialidades do Estado. Ao falar sobre a necessidade de discussão do Plano, o secretário explicou: “Nosso objetivo é pedir a vocês que tragam a visão de quem está trabalhando no setor para dentro do Governo, para que a gente possa construir algo que se molde às necessidades de vocês e não um plano de gabinete”. Afirmando que o debate está apenas iniciando, ele declarou seu principal anseio: “Fazer do Rio Grande do Sul o principal destino nacional”.