Eventos Destaques Estrela

Estrela Multifeira sedia Desafio Sebrae Like a Boss

Novidade desta edição da Estrela Multifeira, o Salão da Inovação está sediando, nos dias 05 e 06 de novembro, o Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss, uma competição entre startups em estágio de operação e/ou tração/crescimento que tem como objetivo acelerar a conexão e a expansão dos negócios. No total, participam do desafio 11 startups.

O primeiro round, com cinco startups, ocorreu na noite de sexta-feira. Com quatro minutos de tempo máximo, cada startup apresentou o seu pitch. Em seguida, quatro minutos de perguntas da banca examinadora, formada por quatro profissionais da área da inovação e tecnologia.

Apresentaram os seus pitches nesta sexta-feira as startups Pmetric, SensorGreen, InovaPictor, Criação.cc e Sintalgae. Já o segundo round ocorre neste sábado, dia 6, às 11h, quando se apresentam StartLearning, Freecash, Meu Resíduo, AuRos Robotics, Oka Coliving e Retta Tec. As três melhores avaliadas em cada round participam da terceira etapa, também dia 6, às 15h. Destas seis semifinalistas, três serão escolhidas como destaque da competição, cujo resultado será divulgado às 18h de sábado.

A banca avalia os seguintes critérios: mercado (potencial de mercado da startup; potencial de crescimento da solução proposta), inovação (grau de inovação; concorrentes diretos), equipe (capacidade de implementação; complementariedade; experiência dos membros da equipe) e modelo de negócio (consistência na estruturação; validação do modelo de negócios; clareza na apresentação).

A grande vencedora será premiada com uma avaliação de pré-investimento no valor de R$ 350 mil da Stars Aceleradora, enquanto os segundo e terceiro colocados receberão uma pré-incubação na Tecnovates. Todos os destaques ganharão ainda isenção de um ano de assinatura da Associação Gaúcha de Startup (AGS) e exemplares dos livros Transformação Radical e Testing Bussiness Ideas, além de divulgação na mídia regional.

De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Claudia Regina Kuhn, o Like a Boss é a oportunidade ideal para as startups apresentarem seus projetos e se aproximarem de novos clientes, podendo ter contato com fontes de recursos e outras alternativas para desenvolverem suas ideias. “As startups apresentam seu pitch de uma forma clara para a banca, que tem o intuito de agregar as informações trazidas. O desafio é uma forma da gente fazer um movimento nas startups de toda a região”, ressaltou.

Claudia ainda acrescentou que as startups são uma forma de empreender. “A startup é um olhar diferenciado sobre a inovação e de que forma a inovação pode ser mais ampla. Um momento em que as respostas precisam ser muito rápidas. Em síntese, elas atendem a velocidade do nosso tempo, atendendo a uma necessidade de mercado”, colocou.