Cultura Estrela

Estrela reativa e amplia representação do Conselho Municipal de Turismo

Escadaria do Rio Taquari é um dos pontos turísticos mais visitados do município

Órgão passa a contar com mais membros de entidades do município ligadas de alguma forma ao setor

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), está reativando e aumentando o número de integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que congrega representantes da esfera pública e de instituições dos diversos setores que compõem o segmento, integrando a estrutura básica da secretaria. Projeto de lei neste sentido foi aprovado na última segunda-feira (27.07) pela Câmara de Vereadores.
O Comtur era formado por 12 membros – seis da prefeitura e seis de entidades – e agora passa a contar com 14. Cinco representam o poder público municipal, das secretarias da Cultura e Turismo; do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Esportes e Lazer e da Educação. Nove serão indicados por entidades como a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis); do Ensino Superior; das Associações de Artesanato; Associação do Roteiro Turístico Delícias da Colônia; das Agências de Viagens e Turismo de Estrela; dos meios de hospedagem; dos meios de alimentação; das entidades culturais e das associações e/ou órgãos representativos de produtores rurais.
Além de adequações na lei que criou o Comtur, que é de 2011, foi aumentada a representação das associações de artesãos; dos órgãos ou entidades de produtores rurais (na lei havia somente a Emater); e incluídas entidades culturais, meios de alimentação, meios de hospedagem e instituições de Ensino Superior.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Carine Schwingel, este é um setor que vem se destacando em Estrela, atraindo turistas de outros estados e do exterior. Por este motivo, segundo ela, foi acrescido um número maior de pessoas para, junto com a comunidade, repensar ações nesta área. O Conselho, conforme Carine, também terá papel importante na realização do Diagnóstico Turístico de Estrela, que está em fase de elaboração. “Seus representantes poderão auxiliar neste trabalho, identificando conosco os pontos turísticos da cidade. Estamos formatando novos roteiros e acreditamos que haverá um novo formato pós-pandemia, com a valorização dos atrativos locais”, assinala.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela