Segurança RS RSS Estrela

Estrela reforça segurança com sistema de videomonitoramen

Após solenidade, autoridades conheceram a sala de controle das imagens, na sede do 40º BPM (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

“Estrela é exemplo, pois compreende a relevância da segurança pública para o desenvolvimento do município.” A afirmação, do secretário estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer, foi feita na solenidade de inauguração do sistema de videomonitoramento da cidade, realizada na última semana, na sede do 40º Batalhão de Polícia Militar.

Conforme o secretário, o investimento do governo de Estrela na instalação das câmeras é um “marco na segurança pública”, uma soma de esforços em favor de todos. Em sua manifestação Schirmer disse que todos, governo e sociedade, devem fazer parte deste processo, como ocorre com o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), no qual cada ente colabora. A integração é importante também na tecnologia. “É isto que estamos fazendo aqui”, frisou.

O ato contou com a presença do subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues; do chefe de Polícia do RS, Emerson Wendt, autoridades locais e regionais, civis e militares. O Governo de Estrela está investindo cerca de R$ 300 mil anuais no sistema, que possui 24 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, transformando-se em mais um instrumento no combate à criminalidade. O prefeito Rafael Mallmann destacou o envolvimento de vários segmentos para que o projeto fosse concretizado, assim como outras políticas públicas em Estrela. Aproveitou para solicitar ao secretário a realização de curso de formação de soldados no Vale do Taquari e a transferência da Delegacia de Polícia local para prédio no centro da cidade, hoje desocupado.

Também se pronunciaram o secretário municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Fick; o presidente da Câmara, vereador Marco Wermann; o subcomandante geral da Brigada Militar e o chefe de Polícia do RS. Todos destacaram a importância desta tecnologia e da parceria entre Estado e município no combate à criminalidade. “É uma ferramenta extremamente importante, um olhar de mais segurança e que vai auxiliar na qualidade do serviço policial”, afirmou o chefe de Polícia. O subcomandante da BM observou que esta tecnologia é mais uma aliada no combate ao crime e, entre outros aspectos, permitirá antecipar atos criminosos, vai gerar provas e dar segurança ao trabalho dos policiais.

Depois do ato autoridades e convidados conheceram a sala de controle, onde atuarão seis policiais.

Texto: Ascom Estrela