Política Cultura Destaques Estrela

Estrela sedia encontro regional para debater mudanças no Pró-Cultura RS

Diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle, participa do encontro

Ideia é promover evolução no sistema, qualificando os investimentos e tornando o processo mais eficiente

O município de Estrela sedia, no dia 22 de agosto, encontro regional para discutir, com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), propostas de alterações no Pró-Cultura RS. O debate, para secretários, dirigentes e promotores culturais do Vale do Taquari, será realizado no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, às 14h, com a participação do diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle.

Desde julho deste ano a Sedac vem construindo de forma colaborativa com a comunidade cultural e outros protagonistas, alterações no Pró-cultura RS – Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais. A ideia é promover uma evolução no sistema, qualificando os investimentos e tornando o processo mais eficiente.

O que é o Pró-cultura RS

O Pró-Cultura RS aplica recursos financeiros em projetos culturais, por meio da Lei de Incentivo – LIC (benefício fiscal aos patrocinadores) e por meio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC (recursos diretos do Estado). Para o funcionamento do Sistema, o Estado tem disponibilizado aproximadamente 0,2% da arrecadação total de ICMS. O Sistema financia cerca de 400 projetos por ano, com aproximadamente R$ 40 milhões de reais, em todas as áreas, segmentos culturais e regiões do RS.

O que pode mudar

As regras para acesso aos recursos da LIC e do FAC, o que vai impactar positivamente nos resultados pretendidos com os investimentos, beneficiando patrocinadores, produtores culturais, artistas e sociedade em geral por meio da ampliação da produção e acesso à cultura.

O encontro do próximo dia 22 é uma realização da Sedac, com apoio do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Vale do Taquari (Codic), vinculado à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

 

Serviço:
O que: Propostas de alterações no Pró-Cultura RS
Local: Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann
Marechal Floriano, 433 – Estrela/RS
Horário: 14h
Informações: (51) 3190-1258

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider, com informações da Sedac

Foto: Rafael Balle_diretor de Fomento da Sedac
Crédito: Rafael Varela/Sedac RS

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela