RS Educação RSS Destaques Estrela

Estrela sedia II Fórum Internacional de Educação

Diretor e fundador do Instituto Escalae, Federico Malpica é o convidado internacional da segunda edição (Foto: Arquivo/Prefeitura de Estrela)

Pelo segundo ano seguido Estrela será a capital regional da educação. De quinta-feira (26) a sábado (28) o município sediará o II Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari. Uma série de palestras, debates e outras iniciativas irá reunir mais de mil educadores, sociólogos, políticos e demais profissionais em uma reflexão sobre o atual contexto e os novos rumos da área, tendo como palco o ginásio da Paróquia São Cristóvão, na Rua 1º Maio, 15, no Bairro Boa União. O primeiro ato ocorre nesta quinta, mas em evento de formação voltado apenas para equipes técnicas das secretarias de educação da região. Solenidade de abertura oficial será realizada na sexta-feira (27), a partir das 8h30min, após credenciamento e café de recepção.

O fórum é mais uma vez promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), com apoio do Governo de Estrela e tem na organização a empresa Educamax. Em debate e análise temas como gestão escolar; desenvolvimento de docentes; o atual contexto da criança que chega à escola e a Base Nacional Comum Curricular, entre outras pautas. Os palestrantes: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo; Geraldo Almeida Peçanha, Roselane Zordan Costella e Gabriel Perissé. A presença internacional da atual edição será a do espanhol Federico Malpica, Diretor e fundador do Instituto Escalae, sediado na Espanha com atuação internacional na busca de inovações pedagógicas.

Em 2017, por três dias os mais de 1,3 mil participantes debateram sobre os novos conceitos educacionais no processo de revolução pelo qual a educação passa. Entre outros, contou com a presença e palestras do educador português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, no Distrito do Porto, em Portugal; da diretora do Instituto Aprender a Ser, Emilia Cipriano; e Miguel Zabalza – Professor de Educação e Organização Escolar na Universidade de Santiago de Compostela.

O prazo de inscrições se encerrou às 17h desta terça-feira. Mais informações, programação completa e dados dos palestrantes no site www.forumdovaledotaquari.com.br Aos participantes será emitido certificado, disponibilizado 72h após o evento, em plataforma on-line no site www.institutoeducamax.com.br. A carga horária máxima será de 20h. Para sua emissão será necessário que o aluno tenha participado de pelo menos 75% da programação.

Confira a programação:

26/07/2018 – Quinta-feira

#Formação somente para as equipes técnicas das secretarias de educação da região.

– 18h às 21h – Palestra:

Diálogo sobre a gestão escolar: a busca por equidade e a garantia do direito de aprender no contexto escolar (aberto para perguntas).

Palestrante: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo – Curitiba-PR

– Coquetel de abertura

27/07/2018 – Sexta-feira

– 7h30min – Credenciamento e Coffee de Recepção

– 8h30min – Solenidade de Abertura

– 9h – Palestra:

O desenvolvimento das competências docentes sob um enfoque reflexivo e participativo (Aberto para perguntas)

Palestrante: Federico Malpica – Barcelona/ESP

– 12h – Almoço

– 13h30min – Mesa Redonda

A BNCC e as áreas do conhecimento

(Profissionais das áreas de conhecimento dialogam sobre como fazer essa interação na prática)

– 17h – Coffee Break

– 18h – Palestra:

Que cérebro é esse que chegou na escola?

Palestrante: Geraldo Almeida Peçanha – Curitiba-PR

28/07/2018 – Sábado

– 8h30min – Palestra

As 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular

Palestrante: Roselane Zordan Costella – Porto Alegre-RS

– 10h30min – Coffee Break

– 11h – Palestra

Quem ensina, aprende.

Palestrante: Gabriel Perissé – Porto Alegre-RS

13h – Encerramento

Texto: Ascom Estrela