Saúde Estrela

Estrela segue na imunização ao sarampo

Vacinação contra o sarampo é realizada ao longo de todo o ano

Mesmo com o fim da segunda etapa, Posto Central continua aplicando a vacina, que faz parte do calendário de vacinação

Com a realização do segundo “Dia D” no último sábado (30), oficialmente chegou ao fim em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Assim como em boa parte do País, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Estrela não recebeu grande público. Mas o término da campanha de mobilização não implica no fim do combate à doença, já que o sarampo faz parte do Calendário de Vacinação e a imunização seguirá, apenas respeitando os critérios técnicos de idade: ter entre 06 meses e 49 anos incompletos.

A primeira etapa da campanha, realizada em outubro, buscou em seu mutirão imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, mas em Estrela já não ocorreu de forma exclusiva para esta faixa. No último mês, a segunda fase focou em pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, a mais vulnerável e que mais acumula número de casos da doença, sendo necessário duas doses da vacina. Eram estas que preferencialmente podiam buscar a UBS Central desde o dia 18 e também no último Dia D.

O Dia D em Estrela também é utilizado para otimizar a vacinação contra outras doenças, entre elas a febre amarela, caxumba e poliomelite. No sábado, cerca de 50 pessoas buscaram atendimento na UBS Central (Rua Coronel Brito, nº 1058 – Bairro Oriental). Muitas procuraram o local em busca de informações sobre a atual quadro de suas carteiras de vacinações. No caso do sarampo, a vacina é a forma mais eficaz de proteção, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro). Os estrelenses podem buscar a UBS Central diariamente (das 7h às 19h). Mais informações na Vigilância Epidemiológica de Estrela (3981-1136) e na UBS (3981-1115).

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela