Saúde Destaques Estrela

Estrela supera os 67% da população imunizada e reduz idade

Etapas para o público em geral nos últimos dias e nesta segunda-feira (12) elevaram os índices. Outra etapa ocorre já nesta terça (13), para pessoas com 32 anos ou mais

O Governo de Estrela abriu a nova semana como fechou a última: buscando deixar a população local mais segura contra a pandemia da Covid-19. Depois de na sexta-feira (09) realizar etapa de vacinação para pessoas com 38 anos ou mais e grupos prioritários; e no sábado etapa para a dose complementar (D2), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta segunda-feira (12) outra sessão para o público em geral, mas agora baixando a idade limite para pessoas com 35 anos ou mais. E com o andamento da etapa, equipe da Saúde conseguiu reduzir ainda mais a faixa etária para quem tinha 34 anos. Os que não conseguiram comparecer poderão voltar ao Parque já nesta terça (13) para nova oportunidade, assim como quem possui 32 anos ou mais.

A movimentação no Parque Princesa do Vale mais uma vez iniciou cedo. Muito antes da abertura dos portões, às 8h, já havia fila, tanto de carros para a vacinação pelo drive thru como de pessoas que optaram por ir a pé. Aos poucos as filas diminuíram e segundo balanço realizado no decorrer da manhã a idade limite poderia ser baixada. Ao todo foram imunizados 810 cidadãos com 34 anos ou mais. Registou-se novamente grande procura de pessoas (mais de 20%) com mais idade, também comorbidades e outros grupos prioritários como educadores, motoristas profissionais e da área da segurança, que já tiveram oportunidades anteriores para buscar a imunização.

Agora, ao todo, Estrela registra 17.481 estrelenses, ou mais de 67% do público-alvo; com a primeira dose (D1); e outros 7.878 cidadãos com a dose complementar (D2), ou 30%, o que deixa Estrela com um dos melhores percentuais do Estado.

32 anos ou mais

Nesta terça-feira (13), será realizada nova etapa para o público em geral, mas então para quem possui 32 anos ou mais, e tradicionais grupos prioritários. A mesma ocorrerá no mesmo modelo das demais, tendo como palco o Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru (entrada pela Rua Bruno Schwertner) e pessoas a pé (estas pelo portão central da Júlio de Castilhos).

Os candidatos devem portar comprovante de residência; documento de identidade com CPF e a utilizarem máscaras. Para pessoas com comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente, entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia). A coleta de alimentos e roupas de inverno através da parceria do Lions segue em execução.

Doses atrasadas

Na quarta-feira (14) será realizada aplicação da segunda dose (D2) para todas as pessoas que estão em atraso, tanto do imunizante da CoronaVac como da AstraZeneca. A mesma ocorrerá das 8h às 12h, com entrada no Parque de carros pela Rua Bruno Schwertner; e de pessoas a pé pelo portão central da Júlio de Castilhos. Necessário levar a caderneta de vacinação cedida na ocasião da primeira dose, além de documento oficial com CPF.